Júnior Favacho propõe Empreendedorismo e Educação Financeira nas escolas públicas do Amapá

As disciplinas de Empreendedorismo e Educação Financeira podem em breve fazer parte da grade curricular dos alunos do ensino fundamental e médio na rede pública estadual. A sugestão, apresentada pelo deputado estadual Júnior Favacho (MDB) à Secretaria de Estado de Educação (SEED) por meio de um requerimento, visa preparar os jovens para o mercado de trabalho e a administração de suas finanças pessoais.

“Entendemos que empreendedorismo vai além do ganho financeiro. Introduzir essa matéria nas escolas dará aos alunos habilidades vitais, como criatividade, resolução de problemas e discernimento de oportunidades. Desejamos que os jovens saiam da sala de aula preparados para empreender ou ingressar num mercado cada vez mais competitivo”, explicou Júnior Favacho.

No que diz respeito à educação financeira, o parlamentar considera essa disciplina essencial para estabelecer bases sólidas para uma vida financeira saudável. “Nossos jovens precisam entender a importância do planejamento financeiro, como administrar suas finanças pessoais e tomar decisões informadas sobre dinheiro. Essas habilidades não apenas previnem armadilhas financeiras, mas também cultivam uma geração consciente e responsável”, declarou o parlamentar.

Júnior Favacho também destacou que outros estados brasileiros já reconheceram a importância desses temas e incorporaram essas disciplinas em suas grades curriculares. Ele mencionou São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Tocantins como alguns dos estados que já adotaram essas mudanças ou estão em processo de adoção. Ele acredita que os resultados dessas iniciativas se tornarão visíveis em breve.

Cultivando o Empreendedorismo

Outra vantagem apontada pelo parlamentar é a promoção de um ambiente escolar mais atraente e motivador, incentivando os jovens a permanecerem interessados nas aulas. “Incorporar essas disciplinas aos currículos é uma política significativa para combater a evasão escolar, pois traz para a sala de aula tópicos que interessam aos jovens e estão diretamente relacionados ao cotidiano deles.”

Júnior Favacho também recordou que os estudantes de hoje pertencem à geração nativa digital, habituada a ter acesso ao conhecimento desde cedo. Portanto, é crucial buscar maneiras de tornar a escola um espaço que promova a educação empreendedora e ajude a formar cidadãos autônomos e críticos.

“Nossas escolas precisam abraçar a cultura empreendedora, tornando-se ambientes que estimulem características como iniciativa, autoconfiança, colaboração, criatividade, resiliência e planejamento. Familiarizados com esses conceitos, nossos jovens enfrentarão o mercado de trabalho e os desafios da vida adulta com mais facilidade”, enfatizou o deputado.

O requerimento 2212/23-AP foi protocolado na Assembleia Legislativa do Amapá em 1º de agosto e em breve será votado pela Casa. Caso seja aprovado, será encaminhado à SEED para avaliar a possibilidade de incorporar essas novas disciplinas ao currículo.

Assessoria de comunicação

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