Justiça Inclusiva: TJAP entrega Cartilha da Ouvidoria da Mulher para cidadãs indígenas da etnia Wajãpi

A titular da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), juíza Elayne Cantuária, cumpriu agenda institucional na quinta-feira (21), nas aldeias Aramirã e Manilha (esta última foi palco de audiência pública), da etnia Waiãpi, que ficam a cerca de 93 km do município de Pedra Branca do Amapari, no centro-oeste do Estado. Na ocasião, a magistrada entregou 80 Cartilhas da Ouvidoria da Mulher, traduzidas no idioma tradicional local, que foram distribuídos com a presença de homens e mulheres indígenas.

A iniciativa visa promover a conscientização e empoderamento feminino, bem como o combate à violência doméstica e familiar nas aldeias indígenas amapaenses. A tradução foi feita por professores da rede estadual de ensino, localizada no Parque do Tumucumaque, no Amapá.

A distribuição foi realizada durante a Operação Átria, deflagrada ao longo deste mês (março), que consiste na junção de forças para combate à violência doméstica e feminicídios no mês dedicado à mulher. A iniciativa é promovida pelo Governo do Amapá, via Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sejusp), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) e órgãos parceiros como o TJAP, que acontece simultaneamente em todo o Brasil.

Lançada no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Monumento Marco Zero, em Macapá, a Cartilha, segundo a juíza Elayne Cantuária, este trabalho é a consolidação de política de combate à violência de gênero de forma ampla, inclusiva e efetiva.

“A entrega na área indígena Wajãpi foi muito importante, pois o documento está no idioma local. O diálogo com as cidadãs dos povos originários demonstra a preocupação do Poder Judiciário com todos e todas. Foi um dia inesquecível e muito gratificante, pois tivemos a oportunidade de dialogar com as mulheres indígenas sobre seus direitos e ajudar a construir uma justiça melhor e mais inclusiva”, comentou a juíza Elayne Cantuária.

Aldeia Aramirã

Localizada no Centro Oeste do Amapá, na aldeia Aramirã residem cerca de 1660 pessoas da etnia Wajãpi – que ocupa mais de 100 aldeias espalhadas pelo território indígena. Esta aldeia é chefiada pela primeira vez por uma mulher, a chefe Ajareaty Wajãpi.

– Macapá, 25 de março de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Matéria: Elton Tavares
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *