Licenças ambientais para modernização de linhas de transmissão de energia devem gerar mais de 3 mil empregos no Amapá

O Governo do Amapá entregou na terça-feira, 4, licenças ambientais para a instalação de linhas de distribuição e transmissão de energia elétrica para as empresas Equatorial e Energiza, durante solenidade na Casa do Artesão, do município de Porto Grande, a 102 quilômetros da capital. Os serviços devem gerar mais de 3 mil empregos diretos.

A meta é modernizar e ampliar o sistema de energia, evitando apagões, quedas de energia, e interrupções, beneficiando cerca de 40 mil moradores de Pedra Branca, Porto Grande, Serra do Navio e Macapá.

Será uma linha de distribuição, e outra de transmissão. Para o governador Clécio Luís, a entrega simboliza um avanço para o estado, oportunizando segurança energética, que é um dos fatores que as grandes empresas buscam ao se instalar no Amapá.

“Viemos entregar as licenças ambientais para as obras que estão acontecendo na área energética no Amapá. São autorizações para que a CEA Equatorial possa expandir sua rede. Uma obra muito importante que substitui uma linha de transmissão que tem cerca de 70 anos. E essas obras todas juntas geram cerca de 3 mil empregos diretos”, destacou o governador.

O investimento gera perspectiva de desenvolvimento da segurança energética. Isso significa que o Estado está oferecendo também segurança jurídica, ambiental e política para as empresas se instalarem no Amapá.A licença concedida à Equatorial Energia, visa implantar uma Linha de Distribuição em tensão de 138 KV partindo da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, em Ferreira Gomes, até o município de Porto Grande, totalizando uma extensão de 29,3 km, denominado Trecho I.

Esta obra vai garantir a modernização de uma das linhas de transmissão mais antiga do Brasil, com mais de 70 anos de existência, que tem como fonte a Subestação Central (SE Central).

Estima-se que as melhorias beneficiarão mais de 40 mil pessoas, sendo 22 mil em Porto Grande, 17 mil em Pedra Branca do Amapari e 5 mil em Serra do Navio, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

“A Sema vem trabalhando numa reestruturação e reorganização interna para que possamos, de fato, garantir o desenvolvimento do estado de forma sustentável e responsável. E a entrega dessas licenças demonstra a seriedade do Governo em buscar políticas para dar vazão nesses processos, dar resultado para aqueles que querem vir para o Amapá investir”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.

Os investimentos na modernização e ampliação da rede energética somam aproximadamente R$ 130 milhões. “Estamos muito felizes com esse momento. Isso vai garantir segurança energética para os amapaenses e para grandes empresas que queiram se instalar no nosso município e no nosso estado. Eu não poderia deixar de representar o povo de Porto Grande nesse evento tão simbólico”, disse Nainha Santana, vereadora do município de Porto Grande.

O Governo do Estado também emitiu licença prévia para a empresa Energisa Amapá Transmissora de Energia S.A, para a instalação de uma linha de transmissão de quase 10 quilômetros de extensão que irá conectar as Subestações Macapá 3 e 1, com 230 KV. A obra deve ser concluída até 2025. Ainda participaram da solenidade, o vice-governador, Teles Júnior, e autoridades do município.

Texto: Worchiely Costa
Foto: Netto Lacerda/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *