Mais de 20 taxistas de Santana recebem certificados de qualificação profissional pelo Detran-AP

Mais de 20 participantes do município de Santana concluíram o curso de Formação de Taxista e foram certificados na quarta-feira, 12. A iniciativa do Governo do Amapá oferece qualificação profissional para trabalhadores de várias áreas do transporte.

São aulas de legislação de trânsito, atendimento ao público e segurança para melhorar os serviços prestados à população. O certificado é válido por 5 anos em todo o território nacional.

A capacitação é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) e desenvolvida pela Escola Pública de Trânsito do Amapá (EPT). Com 30 horas de aulas teóricas, o curso foi oferecido entre os dias 27 a 31 de março, na sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Santana.

A turma se divide em alunos que desejam iniciar na profissão de taxista e profissionais já consolidados na área. Para a taxista Rute Viana, de 37 anos, a oportunidade de se aperfeiçoar no ofício é sempre bem-vinda.

“Esse curso foi de extrema importância para toda a classe de taxistas, porque é exigido para estarmos legalizados. Muitos colegas já estavam com certificados vencidos, então foi uma oportunidade ímpar”, disse a taxista.

De acordo com o diretor da EPT, Marcelo Moraes, os trabalhos da Escola Pública de Trânsito deverão ser permanentes no município de Santana.

“Este foi mais um curso concluído e oferecido de forma gratuita para a população, e pretendemos ampliar esse atendimento em Santana de forma permanente, para que mais condutores possam ter acesso ao mercado de trabalho através da qualificação profissional”, concluiu Moraes.

Qualificação

O Detran-AP também oferta cursos para mototaxistas, instrutor de trânsito, diretor geral e diretor de ensino. As capacitações acontecem nos nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão e Oiapoque. O objetivo é aprimorar conhecimentos de forma teórica e prática para quem deseja atualizar ou trabalhar pela primeira vez no transporte de passageiros.

Texto e fotos: Vithória Barreto
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *