Mais um ciclo do LIRAa é iniciado pelo Município de Macapá

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta terça-feira, 8, o quarto ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. Ele é feito pelos agentes de endemias e considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle das endemias causadas pelo mosquito e que serão adotadas pelo Município, possibilitando assim o planejamento das atividades de prevenção, além de identificar os bairros onde há um número maior de focos de criadouros.

O levantamento ocorrerá em todos os bairros da capital, de 8 a 14 de agosto. Com a conclusão, novas ações de combate e controle do transmissor das febres amarela urbana e chikungunya, dengue e zica vírus serão executadas durante todo o ano. O último ciclo, feito neste ano, classificou a capital como médio risco para infestação do Aedes. Mais de 65% dos criadouros foram encontrados no lixo doméstico e em outros resíduos sólidos.

Kilder Vidal, coordenador do Programa de Combate à Dengue, pede à população que contribua, permitindo a presença do agente de endemia para a realização do estudo. “O LIRAa norteia as nossas ações, nos mostra quais bairros precisamos fazer atividades de maneira intensificada. É importante que a população receba os profissionais e permita a realização do serviço”.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *