Mês de conscientização ao Autismo ganha programação em Macapá

Durante todo o mês de abril a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA-AP) promoverá uma campanha, que tem como tema: conscientizar para promover o respeito, a aceitação e a inclusão da criança ao adulto, com autismo. O tema foi escolhido pela equipe de atendimento da Associação, que observou a necessidade de manifestações que levem a sociedade a pensar na pessoa autista desde a primeira infância até a fase adulta.

A programação proposta para o ano de 2024 é bem diversificada e inclusiva, pois estão planejados passeios, palestras presenciais, ações de saúde, beleza e de conscientização de direitos da pessoa autista.

“A programação tem por objetivo estabelecer um debate amplo na sociedade amapaense, promovendo cada vez mais a conscientização e respeito as pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista.” Disse Cassius Clay, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá

Dia 1
A programação começa no dia primeiro que acontecerá o ato de abertura no Palácio do Setentrião, momento em que serão acendidas simultaneamente as luzes de vários órgãos públicos ao longo da avenida FAB, na cor azul, às 18 horas. A abertura contará com a presença do Governador do Estado, Presidente do TJAP e outras autoridades.

Dia 2
No dia 2 acontecerá a ação azul, na sede da AMA-AP que fica no distrito de Fazendinha. Contando com a parceria da CTMAC, do Superfácil, Secretaria De Assistência Social Do Estado – SAS e do Sistema Fecomércio – Sesc – Senac Amapá, com a oferta de serviços na área de saúde (aferição de pressão arterial, exame de glicemia, massagem, avaliação nutricional, etc), beleza (embelezamento de sobrancelha, corte de cabelo, aulão de ritmos variados, limpeza de pele, etc), cidadania (emissão/renovação de licença para vaga especial) para a pessoa autista e sua família.

Dia 5
Já no dia 5, será surpresa no Macapá Shopping, que o público só vai descobrir no dia do evento.

Dia 12
No dia 12 será um encontro com os pais na ALAP que se destinará a apresentação das atividades desenvolvidas na Associação, pela Assembleia e uma roda de conversa, para tirar dúvidas de pais novos e antigos.

Dia 19
No dia 19 ocorrerá a Palestra: Direitos da Pessoa Autista, com a palestrante Dra. Janaína Sussuarana, Advogada e especialista no tema. A AMA-AP tem a finalidade de ajudar as famílias a terem um direcionamento adequado no agir perante as dificuldades nas escolas (pública e/ou particular), na requisição de benefícios, no uso dos planos de saúde, etc.

Dia 26
Encerrando a programação, ainda será ofertada uma sessão de cinema gratuita para as crianças com autismo no dia 26, abrangendo as famílias e os autistas, para que possam ter um momento de entretenimento, onde pequenas adequações a sala de projeção possam ser feitas.

Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA-AP) – Divisão de Comunicação
Carol Lemos – Assessoria de Comunicação
E-mail: [email protected]
Cel/WhatsApp: (96) 998436-9789

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *