Missa de abertura do Ano Nacional do Laicato terá participação do Coral Diocesano Dom João Risatti


Neste sábado, 25, o Coral Diocesano Dom João Risatti vai participar da liturgia da missa de abertura do Ano Nacional do Laicato, que será presidida pelo bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, que também compõem a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

O Coral Diocesano Dom João Risatti foi instituído em 2015, após o curso de formação litúrgica sobre “Canto e Música na Liturgia”, por várias comunidades e paróquias, assessorado pelo representante da CNBB, Márcio Almeida.

Segundo a Coordenadora de Liturgia diocesana, Sâmia Uchôa, o Coral tem o objetivo ajudar a Igreja, na dimensão diocesana, a servir no Ministério do Canto Litúrgico. “Toda missa em que participamos, procuramos ensaiar bastante par ajudar a assembleia cantar os mistérios de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente na Eucaristia.” Disse.

Segundo Sâmia, nesta sexta-feira, 24 de novembro, a partir de 18h30 haverá ensaio geral para a missa de abertura do ano Nacional do Laicato na Catedral São José, com a participação dos movimentos e pastorais da Diocese de Macapá.

Os cânticos litúrgicos também serão de acordo com o tema Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja e na Sociedade, e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14).

A Igreja Católica no Brasil este ano vai enaltecer como protagonismo, a participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. A programação que comemora a solenidade de Cristo Rei, também marcará o encerramento do Ano Nacional Mariano, que destacou os 300 anos de Aparição de Nossa Senhora no Brasil, e os 100 anos de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.

Mônica Costa – Pascom
Pastoral da Comunicação| Diocese de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *