MP-AP inspeciona Delegacia de Crimes Contra a Mulher de Macapá para verificar a estrutura e funcionamento da unidade policial especializada

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), representado pela titular da 2ª Promotoria da Mulher de Macapá, promotora de Justiça Andréa Guedes, realizou, na última segunda-feira (9), visita técnica na Delegacia de Crimes Contra a da Mulher, em Macapá. Durante a inspeção, que teve o objetivo de identificar os principais desafios e carências do órgão, a representante do MP-AP conversou com delegadas sobre a estrutura e o funcionamento da unidade policial especializada.

A promotora de Justiça foi recebida pelas delegadas de Polícia Civil Sandra Dantas e Aline Cavalcante. As autoridades policiais explicaram sobre os serviços desenvolvidos pela instituição. No decorrer da inspeção, elas apresentaram os mecanismos e metodologias usadas nas investigações, que fomentam a efetiva coleta de provas técnicas, periciais e orais para encaminhamento do inquérito devidamente concluído e relatado. Além de mostrar toda a estrutura física da Delegacia.

As visitas técnicas fazem parte do cronograma de “Controle Externo da Atividade Policial”, de atribuição do MP-AP, como manda a Constituição Federal e imposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na oportunidade, a promotora de Justiça fez uma série de perguntas contidas no formulário do CNMP. As delegadas apresentaram dados e explicaram a execução de suas atividades durante as ocorrências policiais.

De acordo com Andrea Guedes, a atividade faz parte do comprometimento do Ministério Público Estadual em estar presente, fiscalizando e ajudando nas necessidades destes órgãos. Conforme a promotora de Justiça, as instalações estão boas, mas ainda precisam melhorar para o atendimento das cidadãs vítimas de violência. A representante do MP-AP elogiou a receptividade e o empenho das delegadas e equipe da Delegacia na execução de suas respectivas atividades em favor da população.

“Fui muito bem recebida pelas delegadas e equipe da Delegacia. As autoridades policiais apresentaram todas as dependências do prédio, que passou por uma reforma há pouco tempo, mas que precisa melhorar ainda mais para poder desenvolver suas atividades com excelência. “Além disso, fui informada que estão previstas mais adaptações no espaço físico, para que as mulheres vítimas de violência que chegam do interior e não tem lugar para passar a noite, às vezes carregando uma criança no colo, possam ter onde alojar-se. Parabenizo a todos os servidores do órgão pelo empenho profissional e a vontade de bem servir a sociedade”, frisou Andrea Guedes.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – Coordenação
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *