MP-AP participa de cerimônia de entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes em Santana

Na quarta-feira (21), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) participou da cerimônia de entrega dos certificados dos alunos concluintes de cursos profissionalizantes promovidos pelo Instituto Marcelo Cândia – Lar Betânia, durante o segundo semestre do ano em curso. O MP-AP foi representado pelos promotores de Justiça José Cantuária Barreto e Miguel Angel Montiel Ferreira, respectivamente titulares das 1ª e 2ª Promotorias de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Santana.

O Instituto, em parceria com o MP-AP e a Associação dos Membros do Ministério Público do Amapá (Ampap), ofertou 20 vagas para curso de Informática Básica e 24 vagas para curso de Maquiagem Profissional, contemplando adolescentes e jovens selecionados pela Rede de Proteção da Infância e Juventude de Santana e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida protetiva de acolhimento institucional ou de medida socioeducativa em meio aberto.

Os cursos fazem parte do “Projeto de Profissionalização de Jovens em Situação de Risco”, idealizado pelas Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Santana, e integra o rol de projetos em execução do programa de Planejamento Estratégico do Ministério Público do Amapá.

O projeto tem importante participação do MP-AP, que contribuiu com parte dos custos do projeto, fornecendo uniformes aos alunos inscritos, além de 21 computadores que estruturaram a área de informática do Instituto Marcelo Cândia, possibilitando a oferta contínua de cursos de formação para a população santanense. Além disso, a Associação do Ministério Público do Amapá (AMPAP), arcou com os custos da contratação da professora do curso de maquiagem.

Além dos promotores de Justiça, participaram da cerimônia de entrega a Irmã Rosiane Cardoso, diretora do Centro Profissionalizante Marcelo Cândia; a Irmã Marselina Frederika Bule Owa, diretora-geral da Casa da Acolhida Marcelo Cândia – Lar Betânia; Hungra Favacho, coordenadora do Centro Profissionalizante Marcelo Cândia, e Bruna Sanches da Costa, pedagoga do MPAP.

Os promotores Miguel Angel e José Barreto destacaram a importância da realização dos cursos para o processo de formação de jovens e suas integrações ao mercado de trabalho. “O Instituto Marcelo Cândia presta um serviço de inestimável valor para a população Santanense. É preciso que mais órgãos e empresas conheçam o trabalho que é desenvolvido pela instituição, que não se esgota com o acolhimento institucional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, mas à criação de oportunidades reais para jovens e adultos, através de cursos de profissionalização.”, disse o promotor de Justiça, Miguel Montiel.

Sobre o Lar Betânia

O Lar Betânia é uma entidade beneficente de assistência social, de caráter filantrópico e de direito privado, sem fins lucrativos, que atua nas áreas de educação e assistência social, conforme Decreto nº 66.959. É inscrita no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santana.

A instituição forma, em média, 500 jovens por ano em cursos profissionalizantes. A instituição acolhe e acompanha crianças e adolescentes do sexo feminino de 9 a 17 anos, sob medida de proteção, contando com três Casas de Acolhida (que recebe, em cada uma, oito meninas em regime de acolhimento institucional, com capacidade de serem atendidas 24 crianças e adolescentes). O espaço também contempla quadra poliesportiva, piscina, salão de jogos recreativos, laboratório de informática e centro de atendimento psicossocial.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Promotorias de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Santana.
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *