MP-AP realiza workshop para Introdução aos Conceitos de Formulação da Gestão Estratégica

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou na última segunda-feira (21), no terraço da Procuradoria Geral do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) – Promotor Haroldo Franco, o workshop Introdução aos Conceitos de Formulação da Gestão Estratégica. O objetivo da capacitação, voltada para membros e servidores do MP-AP, é promover o alinhamento da gestão estratégica com as diferentes unidades organizacionais, gerando sinergia e comprometimento com sua implementação. A medida resultará no Mapa Estratégico que norteará a atuação administrativa do órgão ministerial para benefícios efetivos à sociedade no período de 2020-2029.

O treinamento foi organizado pela Procuradoria-geral de Justiça do Ministério Público, por meio de sua Comissão do Planejamento Estratégico (CPE/ MP-AP). Na ocasião, foram apresentados os dados coletados nas pesquisas, entrevista e análise da cadeia de valor integrada para apreciação dos participantes. Esse processo iniciou em abril, com a realização da pesquisa-diagnóstico, e o trabalho será concluído em novembro de 2019. Ao todo, o público da qualificação foi de 40 pessoas, entre membros e servidores do MP-AP. É a primeira vez que o Planejamento Estratégico é construído pelos técnicos do MP-AP, sem a contratação de consultoria externa.

O workshop foi aberto pelo secretário-geral do MP-AP, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, que representou a procuradora-geral do órgão ministerial, Ivana Lúcia Franco Cei. Ele elogiou a eficiência da equipe do CPE/MP-AP, composta pela diretora do Departamento de Planejamento (Deplan/MP), Eliana Pinho e os servidores Eder Quintas, Mardem Amorim, Alzira Nogueira, Fernanda Miranda e Fredson Alves. E também ressaltou a importância do momento para a instituição.

“Tudo que pretendemos realizar em nossa instituição precisa de planejamento. Essa construção de diretrizes para a gestão dos próximos dez anos é essencial. É um trabalho em conjunto. Com este workshop para validação do mapa estratégico, daremos nossas contribuições para melhorar este plano para a versão final, que norteará nossas ações. Em nome da nossa PGJ, Ivana Cei, agradeço à equipe do CPE/ MP-AP, muito comprometida e empenhada neste trabalho”, comentou o secretário-geral, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos.

A diretora do Deplan/MP também agradeceu a presença e o envolvimento de todos. Ela fez uma explanação rápida das ações executadas para a formatação do Mapa Estratégico 2020-2029. Eliana Pinho enfatizou que foi preciso muito estudo para aprofundar as metodologias e as bases teóricas sobre governança nas instituições públicas, com o auxílio da professora Nicir Chaves, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), especialista na área e que ministrou o curso de Balanced Score Card (BSC) no MP-AP.

“Em junho passado, foi decidido criar a Cadeia de Valor do Ministério Público. Nossos objetivos com esse Planejamento Estratégico já foram desenhados e essa reunião é para vocês apreciarem como foi construído esse plano. Vamos juntos avaliar e validar esse trabalho. Em novembro, teremos um novo workshop para criação de metas, já que nosso Mapa Estratégico estará aprovado e, no início do ano que vem, já começaremos a usar esse planejamento em nossa instituição. Precisamos de um planejamento estratégico dentro das nossas necessidades. Vamos promover a inovação”, frisou a diretora do Deplan.

A servidora Tânia Araújo destacou que participar dessa construção coletiva a fez se sentir parte desse processo e que adorou a experiência: “É muito bom participar dessa construção coletiva. Quando a gente participa e constrói algo, a gente se sente mais parte desse processo, então o planejamento vem dar um norte, uma direção para que nós enquanto servidores do Ministério Público possamos trazer novos resultados e é preciso que nós estejamos fortalecidos, que o planejamento seja a base para da atuação do MP-AP. É gratificante participar de tudo isso e saber que no futuro, vamos nos enxergar nessa estratégia que resultará em mais efetividade para a população”, frisou Tânia Araújo.

SERVIÇO:

Elton Tavares e Vanessa Albino
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *