No dia 8 de fevereiro, rola o Pré-Carnaval do Bloco Filhas da Luta, no Bar do Vila

No dia 8 de fevereiro de 2020, partir das 19h, no Bar do Vila, vai rolar o Pré-Carnaval do Bloco Filhas da Luta. A agremiação carnavalesca, fundada em 2017, terá como tema neste ano “O corpo dela não é sua folia”. A festa contará com atrações musicais com as cantoras Amana e Michele Maycoth.

“O carnaval é um momento em que as mulheres ficam muito expostas ao assédio. São inúmeros os relatos de mulheres que passaram por cantadas constrangedoras, beijo forçado e “mão boba” durante as festas carnavalesca. Isso é expressão de um ideário machista que reproduz a ideia de que a mulheres que brincam a folia estão disponíveis. É preciso combater essas violências e garantir o direito às mulheres de brincarem em segurança. O bloco Filhas da Luta quer chamar atenção para essa questão”comentou a assistente social e membro de movimentos sociais, Alzira Nogueira.

A causa feminista ganha protagonismo em todo o Brasil e no Amapá não é diferente. Contra o assédio, machismo e feminicídio, a luta pela igualdade de gêneros segue neste Carnaval. Pois a quadra carnavalesca é, historicamente, uma forma de fazer política. E essa manifestação é fundamental, principalmente no atual cenário político. Viva as Filhas da Luta!

Sobre o Bloco Filhas da Luta

O Bloco Filhas da Luta em Macapá surgiu no carnaval de 2017, com a inquietação de um grupo de mulheres feministas, cansadas de assédio durante a folia. Segundo as idealizadoras do bloco, um espaço próprio foi criado e um lema foi adotado: “Não é Não: Por um Carnaval sem assédio”. Preocupadas com o aumento nos casos de violência, do assédio nas ruas, nos blocos e nas festas neste período de carnaval, aglutinaram-se no Bloco e saíram às ruas para uma diversão com mais segurança e respeito. São mulheres que se unem para juntas alertar a sociedade para o sentido de brincar Carnaval seguras e com amorosidade. O Bloco Filhas da Luta inicia com Pré-Carnaval no Bar do Vila e sai na Banda, no dia 25 de fevereiro, em Macapá.

Serviço:

Pré-Carnaval do Bloco Filhas da Luta
Local: Bar do Vila, localizado na Avenida Mendonça Furtado, Nº 586, no centro de Macapá.
Data: 08/02/2020
Hora: a partir das 19h
Entrada: gratuita.
Será proibida a entrada de menores de 18 anos.

Elton Tavares, com informações de Anne Pariz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *