No Dia Nacional da Doação de Sangue, Hemoap orienta a população sobre a importância da causa

O Dia Nacional da Doação de Sangue é comemorado nesta sexta-feira, 25, e foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para agradecer os doadores que constantemente realizam esse gesto de amor para ajudar o outro, e também para convocar novos voluntários. Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas, sendo assim, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) reforça a importância.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Higor Ribeiro, a doação de sangue deve ser feita de forma recorrente.

“É importante que a doação se torne um hábito recorrente, pois o gesto ajuda nas cirurgias que são feitas diariamente na rede pública de saúde, e assim, auxilia os pacientes em qualquer risco que aconteça“, disse.

Segundo a chefe de Hemoterapia do Hemoap, Karen Hapuque, novembro é considerado o mês do doador de sangue, e a instituição realiza diversas ações educativas para seguir convocando a população para este ato, visto que os bancos de sangue constantemente necessitam de doações. Atualmente, o local está com um estoque crítico para O+ e O-.

Critérios básicos para doação de sangue:

– Estar em boas condições de saúde;

– Não ter apresentado sintomas de gripe nos últimos 14 dias;

– Não ter positivado para covid-19 nos últimos 10 dias;

– Ter entre 16 e 69 anos;

– A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos poderão doar até a idade de 69 anos;

– Para menores de 18 anos é necessário assinatura no termo de consentimento do responsável legal;

– Vir usando máscara;

– Pesar no mínimo 50kg;

– Documento Oficial com Foto;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6h na noite anterior);

– Estar bem alimentado e descansado;

– Não ingerir bebida alcoólica no mínimo 12h antes.

Serviço:

Texto: Jamille Rosa
Fotos: arquivo Sesa
Assessoria de comunicação do Governo do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *