Nota de Pesar da Secult

É com profundo pesar que todos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) receberam a notícia, na noite desta quarta-feira (29), do falecimento do músico Fábio José de Oliveira Mont’Alverne, de 53 anos, conhecido pelos amigos como “o Ratinho”. Infelizmente, mais uma vítima do novo coronavírus (Covid-19). Um baterista de excepcional talento, com vários anos de carreira que ajudaram a apresentar a música amapaense ao mundo.

Oriundo de uma família tradicional de musicistas e educadores, teve grandes referências em sua vida. Neto da saudosa educadora, Aracy Mont’Alverne, que com sua atuação marcou o ensino do Estado do Amapá, formando filhos, professores e músicos de grande renome, como o pai de Fábio, Sebastião Mont’Alverne, espetacular violonista amapaense.

Foto encontrada na página do Facebook da jornalista Tica Lemos

Fábio trilhou com louvor os caminhos da música. Passou pela Banda Brind’s e tocou com muitos artistas do Amapá.

Em 21 anos como baterista da banda Negro de Nós – grupo que consagrou as raízes amapaenses nos palcos do Brasil – ajudou a consolidar com sua bateria os ritmos caribenhos, alegrando milhares de pessoas por onde tocava. A inspiração do grupo vem da essência da música negra brasileira, afrodescendente e de todas as partes do mundo para suas composições.

Formação da Banda Negro de Nós — Foto: Negro de Nós/Divulgação

Também atuou como membro da diretoria da Associação dos Músicos de Compositores do Amapá (Amcap), junto com os amigos lutando pela qualificação e desenvolvimento da música do Amapá. e instrutor do Banzeiro Brilho de Fogo. Fábio deixa esposa e dois filhos. Sua partida é uma inestimável perda para o Amapá. Que ele faça sua passagem em paz.

Todos nós, da Secult, nos solidarizamos com a dor de seus entes queridos. Pedimos a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos enlutados. Externamos nossas sinceras condolências por sua partida precoce e nossos agradecimentos ao grande artista que ele foi.

Fábio Mont’Alverne.

Nesse momento, em que a população mundial se encontra em alerta, queremos ressaltar a importância da proteção ao Covid-19 ; esse grande músico amapaense foi vítima da doença. É indispensável que mantenhamos as medidas de proteção recomendadas pelos órgãos de saúde. Deste modo, devemos sempre lavar as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, além de evitar tocar no rosto.

Para cuidamos de nós e dos outros, devemos usar máscaras, mantendo as distâncias recomendadas e sair de casa só em extrema necessidade. É importantíssimo estarmos atentos, para que não percamos mais pessoas queridas. Sigamos fortes e unidos nessa batalha.

Evandro Milhomen
Secretário de Estado da Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *