Nota de pesar pelo falecimento da Tia Zefa

Hoje amanhecemos sem a nossa querida Tia Zefa, que partiu na noite de domingo, 9. Uma notícia triste para a nossa cultura, mas, sobretudo, para a nossa história. Marabaixeira, puxadeira, benzedeira e, uma doutora da floresta, ajudando tanta gente com os remédios feitos a partir das plantas medicinais.

No início de junho, tive a honra de recebê-la no Palácio, ao lançarmos as comemorações de 80 anos do Amapá, história da qual Tia Zefa era testemunha. Fiz questão que ela tomasse acento na cadeira do governador, quando brinquei carinhosamente com ela, dizendo que naquele momento ela era a nossa governadora.

No registro, Izabel Maria Lino do Espírito Santo tinha 84 anos, foi agricultora, e sempre ajudou a comunidade com o seu conhecimento. Realizava os festejos de marabaixo para São Raimundo Nonato e Menino Deus.

Uma mulher negra, batalhadora, que teve 6 filhos biológicos, mas criou mais de 20 ao longo da vida. Um verdadeiro coração de mãe. Viu os filhos crescerem e ultimamente se divertia com os incontáveis netos.

Sentiremos saudades, Tia Zefa. Da serenidade do seu olhar carinhoso, dos seus remédios, da sua presença. Que Deus possa acalentar o coração de toda a família e amigos.

Peço pela última vez, sua benção, Tia Zefa!

Clécio Luís
Governador do Estado do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *