Novas ferramentas tecnológicas são disponibilizadas pelo MP-AP para auxiliar nas ações e facilitar o acesso à informação para a população

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Secretaria-Geral e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da instituição, disponibilizou a partir desta terça-feira (28), três ferramentas tecnológicas que irão possibilitar melhorias na atuação ministerial e garantir a transparência da administração e o direito de acesso à informação para a população. Trata-se dos sistemas Colibri e Sofia, bem como do aplicativo MP-AP Mobile, todos desenvolvidos para plataformas com tecnologia livres, sem custo para a instituição.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral do MP-AP, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, que é membro do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), durante o encerramento do Projeto Colorindo o Futuro, desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Prodemac) e pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caop/AMB).

Sobre as ferramentas

O aplicativo Colibri consiste em um Sistema de Gerenciamento de Cálculo de Valoração Econômica de Dano Ambiental. O software foi desenvolvido pelo DTI/MP-AP por conta da necessidade de padronização e gerenciamento sistêmico dessa valoração econômica do dano ambiental pela Prodemac, com objetivo de auxiliar os promotores de Justiça e técnicos de todas as unidades ambientais e Caop/AMB nesses cálculos. Este sistema está disponível somente na intranet do MP-AP, mas no futuro será aberta ao público, no site oficial. Inicialmente, somente os servidores do Caop Ambiental farão uso do aplicativo.

O MP-AP Mobile é um aplicativo para dispositivos móveis, que tem como objetivo aproximar ainda mais o Ministério Público do cidadão. Está dividido em quatro áreas: Serviços, Ouvidoria, Processos e Favoritos. Na aba Serviços estão contemplados todos os serviços prestados pela instituição à sociedade, com destaque para consultas do diário eletrônico, portal da transparência, plantões, validação de documentos, dentre outros. Ouvidoria, está em uma aba onde é possível realizar denúncia, pedido de informação, reclamação, crítica ou elogio. Na aba Processos é possível consultar um processo extrajudicial ou administrativo, sendo possível favoritar um processo para que, sempre que houver manifestação ou movimento o cidadão receba uma notificação. Em Favoritos é possível acompanhar o inteiro teor dos processos favoritados.

A “Sofia” é uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) criada com o objetivo facilitar a busca por informações relacionadas às atividades desenvolvidas pelo MP-AP. “Sofia” funciona como uma Promotora Virtual pra auxiliar a sociedade na busca por informações, através do site da instituição.

“Aproximar o Ministério Público do Amapá da polução é uma missão constante do Órgão. Para isso, o MP-AP tem lançado mão de recursos tecnológicos para que as distâncias e barreiras, por acaso existentes, sejam cada vez menores. Com o lançamento do MP-AP mobile e da assistente virtual ‘Sofia’ a sociedade amapaense terá acesso rápido e imediato a uma infinidade de informações e serviços, garantindo total transparência das atividades ministeriais. Com a utilização de um simples smartphone, a população poderá consultar processos, obter informações, esclarecer dúvidas, fazer denúncias, lançar críticas e sugestões de melhorias de serviços, bem como conhecer a atuação de cada unidade que compõe o MP-AP”, ponderou Paulo Celso Ramos.

Para a procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, toda iniciativa de aliar a tecnologia na melhoria dos serviços prestados em benefício da população é fundamental para aproximar o MP-AP da sociedade.

Todos os produtos irão dar apoio na execução das atividades de membros e servidores do MP-AP. O aplicativo MP-AP Mobile pode ser baixado de forma gratuita nas plataformas Android e IOS.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação: Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares – assessor de imprensa
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *