‘O leite materno é a primeira vacina da criança’, diz mãe durante programação do Agosto Dourado, em Macapá

Autônoma, Lorena Camila, com a filha recém-nascida Cecilia Camila de 26 dias | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

A autônoma, Lorena Camila, de 27 anos, é mãe de três filhos. Ela participou nesta quarta-feira (3), da abertura da programação “Agosto Dourado”, que incentiva a amamentação. O evento, promovido pela Prefeitura de Macapá, aconteceu na Praça Floriano Peixoto. Lorena destacou a importância do primeiro alimento da criança, o leite materno.

“Sou grata por não ter dito dificuldade na amamentação. O leite é a primeira vacina da criança, e é essencial para mantê-la saudável. Conheço mulheres que tiveram dificuldade, inclusive, já fui ama de leite, o que é gratificante para mim, a sensação de ajudar o próximo é indescritível, ainda mais quando se trata de uma criança”, disse emocionada.

Denilza da Silva Sarmento levou o filho para atendimento pediátrico na ação ‘Agosto Dourado’ | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Durante a programação, as mamães tiveram acesso a uma série de serviços como consulta pediátrica, entrega de medicamentos, atendimento de saúde bucal, suplementação de vitamina A, orientações nutricionais, atendimento psicológico, vacinação contra à Covid-19 adulto e infantil, tríplice viral e influenza, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite aferição da pressão arterial, triagem neonatal com teste da orelhinha, linguinha e olhinho.

Além, dos serviços de autocuidados como auriculoterapia, ventosaterapia, spa de pés e mãos, massagem relaxante, pintura na barriga, corte de cabelo e entrega de mudas, que completaram o pacote de atendimentos ofertados na ação. Aproximadamente 200 mães foram atendidas.

Diversos serviços de saúde foram ofertados para o público presente | Foto: Secom/PMM

Para a dona de casa, Denilza da Silva Sarmento, o momento foi de lazer e reencontro com as equipes de saúde. “Está aqui acompanhada de outras mães é prazeroso, podemos trocar informações e falar sobre amamentação para o bem-estar dos nossos filhos, além disso, o evento me trouxe um reencontro, com a médica que salvou minha filha na UTI, durante algumas complicações de saúde”, contou.

As ações do mês ‘Agosto Dourado’ irão acontecer também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme a programação estimulada por cada local. Os eventos serão informados através das redes oficiais da Prefeitura e, através das equipes do Estratégia Saúde da Família.

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *