Palestra aborda estudo sobre tratamento da dor lombar crônica por terapia com correntes elétricas

O Projeto de Extensão “Agentes Eletrofísicos: Reabilitação”, vinculado ao Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizará evento dia 24 de abril, às 20h30, para discutir o artigo científico intitulado “Eficácia da IFC em pacientes com dor lombar crônica inespecífica”, trazendo como palestrante convidada a Dra. Erika Rampazo, autora do artigo e especialista na área.

O Agentes Eletrofísicos e Reabilitação realiza o atendimento de pacientes com disfunções musculoesqueléticas de forma geral. Dentre essas disfunções, a dor lombar possui uma alta incidência. Nesse contexto, o debate sobre a utilização e os benefícios da IFC (Interferential Current), método amplamente utilizado na fisioterapia para o tratamento da dor e reabilitação de lesões musculoesqueléticas, se faz muito importante.

“Desde o século XVIII as correntes elétricas são utilizadas como uma forma de terapia. Com o avanço da engenharia biomédica, novas formas de utilização da corrente elétrica para diversos desfechos são introduzidos diariamente na práxis da fisioterapia”, explica o fisioterapeuta e coordenador do projeto de extensão, Prof. Dr. Cleuton Braga Landre.

O debate será conduzido pela acadêmica Luiza Campos, bolsista do projeto, e terá como foco uma revisão sistemática sobre o tema. A discussão se aprofundará em torno do trabalho realizado pela fisioterapeuta convidada, possibilitando à comunidade amapaense ampliar sua compreensão sobre o uso da IFC no tratamento de dores lombares.

“Esse método é utilizado aqui na Unifap. Eu ensino isso para os alunos durante a graduação. Então, os alunos já saem com esse conhecimento. É um recurso eficaz, porém ainda pouco usado por fisioterapeutas do Amapá”, conta Landre.

Com anos de experiência na área, Érika Rampazo é fisioterapeuta, graduada pela Universidade Cidade de São Paulo, especialista em Fisioterapia do Sistema Musculoesquelético e Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Universidade São Marcos e Instituto Cohen de Ortopedia Reabilitação e Medicina do Esporte. Érika é mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e doutora no Programa de Pós-graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

O evento é uma oportunidade para profissionais e estudantes aprofundarem seus conhecimentos sobre a eficácia da Corrente Interferencial no tratamento de dores lombares crônicas inespecíficas, em um contexto de constante evolução na área da fisioterapia. Com a participação da Dra. Erika Rampazo, os participantes terão a chance de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e contribuir para a disseminação de práticas atualizadas e eficazes na área.

*Texto: Cíntia Leão (Bolsista Comunicação Profid)
Assessoria Especial da Reitoria – Assesp/Unifap
[email protected]
Jacqueline Araújo (Jornalista – DRT/PA 2633)
Contato: (96) 98138-9124

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *