Parteira tradicional de Mazagão Velho é homenageada em nome de UBS inaugurada com emenda de Randolfe

Na semana em que Mazagão celebra a Festa de São Tiago, o município recebe a terceira unidade básica de saúde (UBS) entregue através de emenda parlamentar de autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE).

Inaugurada no distrito de Mazagão Velho, na sexta-feira (23), a UBS Benedita Queiroz homenageia uma parteira tradicional da comunidade.

Após cumprir agenda no município de Oiapoque durante a semana, Randolfe prestigiou a cerimônia que abriu as portas da unidade para a comunidade, ao lado do prefeito Dudão Costa.

A obra contou com emenda parlamentar de R$ 300 mil garantida pelo senador e foi executada pelo Município.

“Quando entregamos ou reformamos uma UBS, a gestão municipal demonstra o seu compromisso com o povo. Além disso é importante ressaltar o empenho e compromisso dos nossos profissionais em oferecer um serviço de excelência aos munícipes”, declarou o prefeito Dudão Costa.

Já o senador Randolfe destacou a homenagem feita à Benedita Queiroz.

“Nossa maneira de celebrar as festividades de São Tiago este ano é fortalecendo a rede de saúde em Mazagão. E nada mais justo do que nessa ação batizarmos a UBS de Mazagão Velho com o nome de uma pioneira da vila. Benedita Queiroz deixa o maior dos legados à família Queiroz e aos mazaganenses, que é o legado de trazer a vida, de trazer pessoas ao mundo. À ela todas nossas homenagens”, frisou o senador Randolfe Rodrigues.

Quem foi Benedita Queiroz

Benedita Queiroz de Jesus nasceu no dia 2 de abril de 1923, na Vila de Mazagão Velho.

Descendente das primeiras famílias que habitaram a região, é filha de João Pedro Queiroz da Luz e Domingas Piedade Queiroz. Por muito anos trabalhou como parteira e trouxe ao mundo gerações de mazaganenses.

Dona Benedita faleceu no dia 10 de julho de 1996. Sua filha, tia Piedade Queiroz, seguiu seus ensinamentos como parteira da comunidade.

Texto: Júlio Miragaia
Fotos: Lee Amil
Fotos com tia Piedade (prefeitura de Mazagão)
Ascom do senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *