Peça Teatral Jornada Bufa faz apresentações as quartas-feiras de Junho

Os grupos de teatro amapaense Cortejo Produções Artísticas e o Frêmito Teatro estão juntos na empreitada cênica de montagem do espetáculo Jornada Bufa desde março de 2018. E neste mês de junho, toda quarta-feira, às 19h30, o grupo realiza apresentações gratuitas no Teatro Marco Zero no bairro Perpetuo Socorro.

As experimentações para elaboração da personagem BUFA iniciaram em laboratórios de rua no centro comercial de Macapá, onde foram surgindo falas, repetições de movimentos corporais, vozes e diálogos com transeuntes que serviram de inspiração para a criação do texto, das cenas e objetos que acompanham o dia a dia da personagem título. A partir daí o ator e o diretor iniciaram ensaios em sala fechada para assim aprofundar a pesquisa corporal, vocal, o jogo e o relacionamento da personagem BUFA.

Para Wellington Dias “Jornada Bufa é um convite a olharmos para o que nos incomoda em nós mesmos e na relação com os outros. É ao mesmo tempo uma peça manifesto um teatro do corpo e da voz ressonante, do jogo cênico com liberdade e controle”. Explica.

O trabalho participou do III Festival Curta Teatro, realizado em abril/2018 pela Ói Nóiz Akí e CAPTTA no Teatro das Bacabeiras e foi ganhador do prêmio de Melhor Direção Teatral, além de ter sido indicado aos prêmios de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia.

Sinopse – Bufa é um catador de lixo que vive na companhia de resíduos e do lixo do cotidiano alheio. Tratado pela sociedade como homem e bicho, diariamente se equilibra em uma sobrevivência árdua, prazerosa e missionária. O que era pra ser um dia comum na vida desse andarilho torna-se uma experiência intrigante e transcendental. Bufa cai em um buraco de rua que o leva muito além do fundo de qualquer realidade possível. Ele é transportado para o fundo de sua própria consciência, para o âmago do planeta Terra, um lugar onde ele pode observar todas as pessoas para além de suas aparências, por dentro e por fora.

Serviço:

Jornada Bufa
Todas as quartas feiras de junho (19, 26)
às 19h30
Teatro Marco Zero (localizado na Rua Oscar Santos, 397, no bairro Perpétuo Socorro)
Entrada: pague o quanto puder.

Texto: Thiago Soeiro
Fotos: Josimar Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *