PGJ do MP-AP visita o Herbário Amapaense do IEPA e reúne com pesquisadores

Em visita ao Herbário Amapaense (HAMAB) do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), nesta segunda-feira (4), localizado no Distrito da Fazendinha, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, reuniu com o biólogo Patrick Cantuária, para conhecer o espaço onde está catalogada a orquídea batizada por ele, com o nome “Mormodes ivanaluciae”, em sua homenagem. Na ocasião, verificou as condições de armazenamento e manutenção do espaço que possui uma coleção de cerca 20 mil espécimes catalogadas (exsicatas) sobre a flora do Amapá e amostras de plantas de vegetação de outras regiões brasileiras.

O pesquisador do Instituto entregou à PGJ do MP uma gravura com ilustração da orquídea batizada com o seu nome, em sinal de reconhecimento pela atuação em defesa do Meio Ambiente, seja como promotora ambiental ou pesquisadora da área. Uma revista publicada pelo órgão foi apresentada pelo diretor de Pesquisas do IEPA, Allan Kardec, onde consta a publicação do artigo científico, com uma foto da planta, o qual é obrigatório para que o pesquisador possa fazer o registro do nome da espécie encontrada, que pertence a algum gênero e família botânica.

Patrick Cantuária, um dos responsáveis pelo herbário do IEPA, apresentou à PGJ a forma de catalogação e acondicionamento dos espécimes. Ele explica que as plantas relacionadas na instituição necessitam de especial atenção e condições adequadas para manutenção, como armários especiais, que impedem a entrada de fungos e bactérias, além de temperatura adequada nesses locais. Na oportunidade, pediu o apoio do MP-AP para conseguir viabilizar essas condições imprescindíveis para conservação do patrimônio.

“A botânica recebe recursos apenas para coleta e compra de alguns materiais e insumos necessários, mas não temos para manutenção predial e aquisição de equipamentos. Mesmo assim, continuamos produzindo. Neste ano, conseguimos publicar 22 Artigos, destes, sete em revistas bem-conceituadas na área”, pontuou Cantuária.

A procuradora-geral do MP-AP conversou, ainda, com os pesquisadores do herbário, pesquisadores doutores Tonny Medeiros e Raullyan Silva, e afirmou que fará o possível para ajudar na manutenção do local e no apoio às pesquisas.

“Conhecer a nossa realidade é fundamental para a defesa da Amazônia, por isso é muito importante apoiarmos esses avanços e as novas descobertas científicas publicadas pelo IEPA. O MP-AP sempre apoiou os órgãos de pesquisa, e vamos buscar outras instituições parceiras para atuarmos juntos nessa luta pelas causas ambientais”, afirmou Ivana Cei.

Sobre o pesquisador

O biólogo Patrick de Castro Cantuária é pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, mestre em Desenvolvimento Regional (UNIFAP), doutor em Biodiversidade e Biotecnologia (UFPA), Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional (UNIFAP). Coordena o Laboratório de Taxonomia Vegetal (LABTAX) do IEPA, vinculado ao Núcleo de Biodiversidade do IEPA e dá suporte ao Herbário Amapaense (HAMAB) para estudos da Biodiversidade de Algas, Fungos e Plantas do Amapá.

É jovem Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em nível de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (UNIFAP) e Docente do Programa de Pós-graduação Latu Sensu – Especialização em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro da Associação Internacional de Taxonomia de Plantas e Sociedade Botânica do Brasil. Trabalha com Taxonomia de Orquídeas, tendo descrito diversas novas espécies de plantas para a Amazônia Brasileira. E está em um esforço conjunto com diversas instituições (IEPA, UEAP, IFAP) para organização da Flora do Amapá.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *