Plano Estratégico do MP-AP 2020-2029 é apresentado para a administração superior

A Comissão de Planejamento Estratégico do Ministério Público do Amapá (CPE/MP-AP), na tarde de quarta-feira (2), na Procuradoria-Geral de Justiça, apresentou para a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, e integrantes da administração superior da instituição as etapas concluídas do Plano Estratégico para os próximos 10 anos, com a elaboração da Cadeia de Valor Integrada (CVI) e a primeira versão do Mapa Estratégico 2020-2029. O documento está sendo construído coletivamente com a participação de membros e servidores, bem como da sociedade por meio de consulta pública, para nortear as ações ministeriais a partir do próximo ano.

O chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenador da CPE/MP-AP, promotor de Justiça João Paulo Furlan, agradeceu à PGJ e às procuradoras de Justiça Clara Banha, Socorro Milhomem e Judith Teles, respectivamente subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e coordenadora-geral do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE), por se disporem a conhecer o trabalho em execução.

“Hoje, procuradoras, vamos apresentar um pouco do que está sendo feito pelo Planejamento Estratégico com a ajuda preciosa da professora Nicir Chaves, que veio ministrar o curso de Balanced Score Card (BSC) e ficou nos ajudando na construção da nossa CVI que vamos mostrar aqui, bem como na elaboração da primeira versão do Mapa Estratégico que pretendemos discutir amplamente antes de pôr em prática”, iniciou João Furlan.

Eliana Pinho, diretora do Departamento de Planejamento (Deplan), fez uma breve contextualização histórica elaborada junto com o gerente de projetos, Mardem Amorim, informando desde o primeiro plano, que compreendeu o período de 2013 a 2016. Em seguida, informou que foram feitas duas reavaliações para adaptar o plano às exigências do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com mensuração e disponibilização dos resultados no Portal da Transparência, estando este vigente até o final de 2019.

A equipe da CPE/MP-AP fez o detalhamento das etapas executadas, desde a pesquisa diagnóstico, feita com orientação da estatística Fernanda Miranda, passando pelo trabalho da Assessoria de Comunicação, no desenvolvimento de nova identidade visual e divulgação da estratégia, até a finalização da CVI, apresentada pelo gerente de processos, Fredson Alves, que resultou na primeira versão do Mapa Estratégico 2020-2029, que foi detalhado pela servidora Alzira Nogueira.

Por meio de videoconferência, a professora especialista em gestão pública, Nicir Chaves, participou da reunião fazendo uma abordagem sobre “Governança Pública: desafios e princípios da gestão nas organizações”. Em junho, veio ao MP-AP para ministrar o curso de “Gestão de Estratégias com BSC” aos membros e servidores da instituição. Sua metodologia, conhecimento e experiência fez com que fosse convidada a ser instrutora do workshop para construção da Cadeia de Valor Integrada do MP-AP, que resultou em grande contribuição na elaboração do Plano, ora apresentado.

“Por sugestão da PGJ, alinhamos nosso Plano ao Planejamento Estratégico Nacional, desenvolvido pela CPE/CNMP, mas pegando as especificidades da nossa instituição para adequação, adotando um modelo de governança próprio, com base na nossa CVI. Foram ouvidas mais de 3 mil pessoas em todo Estado, com isso obtivemos um substrato muito bom para trabalhar”, ressaltou Furlan.

Os próximos passos informados pela CPE/MP-AP são a finalização e entrega do “Caderno de Governança”, realização do workshop para validação da gestão estratégica, onde membros e servidores do MP-AP serão convidados a participar e dar contribuições para melhorar o Mapa Estratégico, a fim de que seja formatada a sua versão final.

Posteriormente, será realizada a reunião de avaliação da estratégia (RAE) com o Comitê de Gestão Estratégica, prevista para 29 de novembro, a fim de que possam aprovar o “Plano Estratégico 2020-2029”. São membros do Comitê: Ivana Cei, procuradora-geral de Justiça; Nicolau Crispino, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais; Clara Banha, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Estela Sá, corregedora-geral; João Paulo Furlan, chefe de gabinete da PGJ e coordenador da CPE/MP-AP; Paulo Celso Ramos, secretário-geral e gerente do Planejamento Estratégico; e, Vinicius Carvalho, assessor especial da PGJ.

Serviço:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *