Prefeitura de Macapá apresenta tratativas sobre aquisição de vacina contra a Covid-19 e o Plano Municipal de Vacinação

A Prefeitura de Macapá apresentou durante coletiva e Live, nesta segunda-feira, 14, as tratativas para a aquisição da vacina contra a Covid-19 e o Plano Municipal de Vacinação. O fornecimento das primeiras doses da vacina ao Município pode acontecer de acordo com o memorando assinado entre prefeitura e Butantan até janeiro de 2021, com aquisições seguintes para fevereiro e março. As tratativas têm duas frentes de diálogo: uma com o Ministério da Saúde, com a vacina da Pfizer, e outra com a Fundação Butantan, para a vacina da Sinovac.

“Nós já temos os insumos, recursos em estoque e empenhados, além de estratégia de vacinação para toda a população. Estamos só aguardando a liberação de uma dessas vacinas para iniciarmos a imunização da nossa população”, frisou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O plano de entendimento entre Fundação Butantan e Município foi iniciado em 9 de dezembro e as tratativas seguem a todo vapor com a proposta da Fundação em facilitar a negociação de um acordo definitivo. A parceria firmada com o Butantan é com a vacina Sinovac Biotech, que fará o fornecimento e distribuição da vacina. O Município já sinalizou o interesse de 2 milhões de doses.

A Prefeitura de Macapá e o Butantan irão trabalhar juntos para as próximas fases do acordo com os termos e condições definitivas para aquisição, fornecimento e distribuição da referida vacina. O plano destaca que o Município tem orçamento reservado para a compra de mais doses de vacinas. Além disso, realiza tratativas diárias com o Ministério da Saúde para a vacina da Pfizer.

“A dinâmica de distribuição da vacina já está prevista no plano de vacinação. O Município já possui rede de frios modificada e adaptada para receber a vacina, assim como já compramos mais para garantirmos o armazenamento”, garantiu a secretária municipal de Saúde, Gisela Cezimbra.

Para a distribuição, o Município tem no estoque do Departamento de Assistência Farmacêutica (Dafa), 80 mil máscaras cirúrgicas, mais de 14 mil unidades de frascos de álcool 70%, 220 mil seringas e 118 mil agulhas. Já está em processo de empenho para mais 275 mil seringas e 400 mil agulhas.

Vacina CoronaVac é uma das que podem ser disponibilizadas em Macapá — Foto: Divulgação

Plano de Vacinação

O Plano de Vacinação, com regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde, é composto de três fases, priorizando, naturalmente, pessoas com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela Covid-19. A estimativa do Município é vacinar 100 mil pessoas inicialmente e seguir com as fases de vacinação para a população em geral. Para isso, os grupos foram divididos em fases.

Na 1ª fase estão os profissionais da saúde, pessoas de 60 anos e mais, população indígena, quilombola, pessoas com comorbidades (como hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, doenças renais, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, transplantados, acamados, obesidade grave, anemia falciforme, câncer, entre outros).

Na 2ª fase estão inseridos os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, e funcionários do sistema prisional. Na 3ª fase estão pessoas com idade de 40 a 49 anos e de 50 a 60 anos.

“O Município já é destaque por sempre cumprir com as metas de vacinação. E neste momento não poderia ser diferente, já temos insumos e estratégia de vacinação pronta para vacinar na primeira fase mais de 70 mil pessoas em 4 dias”, destacou a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

Distribuição

A vacinação será feita em Unidades Básicas de Saúde, hospitais, Pronto Socorro, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e 33 pontos de drive-thrus montados em pontos nas zonas norte, sul, leste e oeste de Macapá. A mesma estratégia será montada nos distritos e comunidades mais distantes da capital. Ao todo, mais de 31 equipes de imunização já estão preparadas e capacitadas para trabalhar na vacinação contra a Covid-19 em drives-thrus e extra-muros, das 8h às 18h, de segunda a sexta.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação
Fotos: Cleito Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *