Prevenção e conscientização: TJAP adere à campanha “Bloco do Respeito” do CNJ, contra assédio sexual no Carnaval 2024

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) aderiu à iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e participará, no Sambódromo de Macapá, nas noites dos desfiles das Escolas de Samba do Amapá, sexta-feira (9) e sábado (10), da quadra carnavalesca com materiais informativos como leques e banners da campanha #BlocodoRespeito. As equipes das Varas da Infância e Juventude e da Coordenadoria da Mulher, que trabalharão na fiscalização do Carnaval, estarão identificadas com a camisa do Bloco do Respeito. A campanha também ganhou visibilidade no Totem em frente à sede do Tribunal de Justiça do Amapá, localizado na esquina da Avenida FAB com a Rua General Rondon e papel de parede e tela de bloqueio dos computadores da Justiça do Amapá. A ação conta com a parceria da Secretaria de Comunicação do Poder Judiciário, com a publicação de conteúdos nas redes sociais da instituição.

Com a medida norteada pelo CNJ, o TJAP trabalha mensagens nas redes sociais durante o período, com reforço da importância da igualdade e do respeito aos direitos de todas as pessoas, independentemente de origem, gênero ou orientação sexual e tem por referência o movimento e o protocolo “Não é Não!”.

De acordo com o desembargador Carmo Antônio de Souza, que está à frente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário, a iniciativa reforça e intensifica a prevenção e defesa da mulher em possíveis situações de assédio e outras violências durante as festividades. O magistrado ressaltou que, com a iniciativa, espera-se conscientizar milhares de pessoas de que é possível unir respeito, diversidade e diversão no Carnaval.

“O enfrentamento ao assédio e à violência contra a Mulher é uma política contínua do Poder Judiciário. A essência do Carnaval está associada à ideia de democracia, liberdade e de ocupação dos espaços pela diversidade. Portanto, é preciso sensibilizar a população para a importância do respeito e promover a conscientização. A iniciativa mostra o comprometimento da Justiça Estadual durante as festividades carnavalescas. Com a adesão ao Bloco do Respeito, nos empenharemos em garantir essa premissa, pois trabalharemos na conscientização e prevenção do assédio sexual às cidadãs amapaenses”, detalhou o desembargador Carmo Antônio de Souza.

 

– Macapá, 8 de fevereiro de 2024 –

Texto: Elton Tavares
Secretaria de Comunicação do TJAP
Arte: Nina Éllem
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *