Professora e cantora Rebecca Braga gira a roda da vida. Feliz aniversário, Bel! (@rebeccabraga)

Eu, Sofia, Bruna e Bem – 2023

Sempre digo aqui que gosto de parabenizar neste site as pessoas por quem nutro amor ou amizade. Afinal, sou melhor com letras do que com declarações faladas. Acredito que manifestações públicas de afeto são importantes. Também sempre me gabo que tenho muitos amigos longevos. Esses companheiros (brothers) de vida com quem mantenho uma relação de amizade e respeito, mesmo a gente com pouco contato. Neste trigésimo primeiro dia de janeiro, uma dessas pessoas gira a roda da vida. Trata-se da Rebecca Braga, a “Bel”.

Conheci a Rebecca nos “tempos de violência e rock n’ roll” da Macapá dos anos 90. Na época, a gente a gente não tinha noção ou planos. Foram tantas doideiras, amanhecidas, diversão, cercadas de boca e tudo ao mesmo tempo.

Filha mais velha do Braga e Filomena, mãe da linda Sofia, esposa do Giancarlo, cantora, compositora, instrumentista, ativista cultural, feminista atuante, cronista, professora de inglês e membro do Duo Musical Malabarista Flor, além de viajante do mundo, Rebecca Braga é uma figura única, diferente e especial.

Já escrevi alguns textos de aniversário para a Rebecca. E muito escrevi sobre suas apresentações em Macapá, que eu sempre tentava comparecer. Às vezes, até resenhava sobre seus shows. Aliás, sempre foram cheios de boas energias e alegria. A “Bel”, como a chamo, sempre foi artista em sua essência.

Com olhar crítico do mundo, Bel é artista e agente cultural. Com personalidade forte, Rebecca é inteligente, safa, malandra, tem atitude e caráter inabalável. Tenho orgulho dela. Foi assim que ela criou a Sofi, que se tornou uma moça linda e sabidona.

Rebecca sempre esteve dentro da cena. Podia ser cover, autoral, ganhando ou cantando de graça. Ela sempre correu atrás, puxou a fila, fez acontecer. Ela nunca parou. Foi servidora pública, deu aula, mas a música sempre transbordou de dentro dela. Aí ela se apaixonou pelo professor universitário Giancarlo Frabetti e foi ser feliz em Belém (PA).

Hoje em dia, Rebecca, que reside em Belém, trabalha na organização “Grupo Mais Unidos”, que implementa os Programas Access Amazon e Access Pantanal, patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos.

Ela atua como professora e Consultora Pedagógica nesses programas. Eles ofertam bolsas de estudo de Língua Inglesa para pessoas da Amazônia Legal e do Pantanal, especialmente pessoas indígenas.

Já disse e repito: Rebecca é talentosona, sábia, dramática, amiga, sarcástica, sensível, depressiva, efusiva, nostálgica, questionadora, perspicaz, defensora e porta voz dos malucos.

Em certos momentos, é invejavelmente politicamente incorreta, pois é capaz de atos transloucados e das mais nobres atitudes, entre outras tantas coisas.

Com Rebecca, em 2023

Não lembro quando eu e Bel nos tornamos irmãos. Tá, a gente brigou muito e ficamos putaços um com o outro em vários momentos, mas eu e Rebecca Braga nos amamos. Já vivemos muitas vidas nesta vida e sabemos que, mesmo distantes, um mora no coração do outro.

Rebecca, “tu saaaaabes, Patinhas…”.Por tudo dito/escrito acima, Bel, desejo que teu novo ciclo seja ainda mais paid’égua. Que sigas com essa garra, coragem e alegria. Que a Força sempre esteja contigo. Que tenhas sempre saúde (muita saúde) e sucesso em sua jornada. Que tudo o que idealizas como felicidade se concretize e que tua vida seja longa. Parabéns pelo teu dia. Feliz aniversário!

Elton Tavares

  • Obrigado por eu ser pai da Rebecca, Elton@
    Quando alguém da minha família é homenageado (a),,também me sinto também homenageado.!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *