Projeto AtuAção pela Vida: MP-AP encerra capacitação de agentes comunitários de saúde

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (AMBACS) e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), encerrou nesta quarta-feira (27), a última etapa da capacitação de agentes comunitários de saúde. A qualificação teve como objetivo habilitar profissionais para melhorar o acolhimento e a assistência de quem se encaixa no quadro de comportamento suicida.

A capacitação faz parte do projeto AtuAção pela Vida, da Promotoria de Saúde, e teve início em julho deste ano, com a palestra do jornalista André Trigueiro, “Viver é sempre a melhor opção”. Está é a terceira atividade executada pelo projeto, que também circula pelos bairros da capital com a Escuta itinerante.

Foram capacitados mais de 400 agentes de saúde, para que possam atender da melhor forma a população, agora preparados para perceber possíveis sinais e/ou sintomas de depressão, ideação suicida e, outros transtornos psicológicos e emocionais.

O psicólogo da AMBACS, Washington Brandão, um dos organizadores da capacitação, avalia de forma positiva o curso. “Esse conjunto de qualificação tem como objetivo formação e capacitação para melhorar o fluxo de acompanhamento dos casos de ideação suicida e um fluxo de fortalecimento da adesão das pessoas ao tratamento. Então, a capacitação ajuda os profissionais a ter mais conhecimento e levar os pacientes a aceitar o tratamento, principalmente profissionais de saúde básica. Com esse conhecimento, espero que tenha uma atenção especial à crise suicida”, reforçou o profissional.

Para a promotora de Justiça Fabia Nilci, a capacitação teve grande êxito e, conseguiu atingir o seu objetivo, levando o conhecimento aos agentes de saúde.

“Eu avalio de forma bastante positiva, pois dos 600 agentes nós conseguimos capacitar mais de 400, ao longo de quatro dias. Esta foi a última equipe que a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá nos mandou, ela que foi uma grande parceira nossa fazendo esse chamado aos agentes, para a capacitação. É importante que quando você tratar de um assunto como esse, que é uma epidemia, tratar com educação. É por isso que nós estamos trabalhando dessa forma, levando conhecimento para esses agentes, que estão na ponta do trabalho, pois são eles que estão indo até a população, às comunidades, e podem ser o primeiro contato das pessoas com a rede de atenção básica; então é importante eles estarem alinhados e terem esse conhecimento para que, a partir disso, eles possam encaminhar as pessoas para a rede de acolhimento psicossocial”, pontuou a promotora Fábia Nilci.

Para Tatiane Araújo, agente comunitária de saúde, a capacitação é muito importante para os agentes, visto que muitos advêm do último concurso e não contavam com esse preparo e conhecimento para atuar na identificação de casos de depressão.

“Eu acho muito importante a capacitação; falar de suicídio ainda é tido como tabu, além de ser difícil para pessoas que já tentaram. Nós precisamos aprender a identificar esses casos de ideação suicida. Então, esse trabalho que o Ministério Público está fazendo conosco será de grande utilidade para o nosso dia-a-dia, tendo em vista que muitos dos agentes são recém-concursados e, necessitam desse conhecimento para trabalhar junto à comunidade”, relatou a agente de saúde.

SERVIÇO:

Elton Tavares – Diretor de comunicação
Texto: Vanessa Albino e Nelson Carlos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *