Projeto Atuação pela Vida: MP-AP promove capacitação, com objetivo para prevenir suicídios

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Saúde, promoveu o curso “Conhecer para Prevenir”, na quinta-feira (24). O evento faz parte do retorno das atividades do projeto Atuação pela Vida, de prevenção ao suicídio.

A formação tem como objetivo promover uma capacitação, para que os profissionais da era da saúde tenham a possibilidade de conhecer a depressão, seus sintomas, sinais e conhecer formas de atuação para prevenir casos extremos da doença, prestando o devido apoio e auxílio a quem mais necessita.

O projeto é coordenado pela 2ª Promotoria de Saúde do MP-AP, que tem como titular a promotora de Justiça Fábia Nilci, em conjunto com o coordenador do Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/UNIFAP), psicólogo Washington Brandão.

“Essa campanha é uma atividade de formação muito importante; cada vez mais podemos observar a importância de disseminar o conhecimento científico adequado sobre o suicídio e vincular cada vez mais os profissionais a esse cuidado”, afirmou Washington Brandão.

A capacitação ocorreu pela manhã na Unidade Integrada SESI/SENAI-A Banda. Participaram 80 servidores da área de saúde da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), recém-empossados como enfermeiros, farmacêuticos, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Mais sobre o projeto

O projeto é coordenado pela Promotoria de Defesa da Saúde, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, e vem sendo realizado, desde 2019, por meio de parcerias, com atuação durante todo o ano no fortalecimento de medidas voltadas para a saúde mental.

Tem como foco orientar e combater os fatores de risco, que colaboram diretamente no aumento dos casos, bem como desenvolvendo ações voltadas para a valorização da vida.

Atualmente, a conscientização deve ser redobrada, considerando que as estatísticas apontam um agravamento na saúde mental da população devido à pandemia do novo coronavírus.

A campanha ajuda a disseminar informações para combater o ato que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com as últimas estimativas, é uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
Gilvana Santos – coordenação
Texto: Addan Vieira
Contato: (96)3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *