Projeto Cinema nas Redes promove debates a partir da exibição de três filmes com a temática Mulher

Cinema e discussão social juntos em um projeto virtual que inicia na próxima quinta-feira (16). O Projeto Cinema nas Redes é realizado pela produtora MPC Filmes, em parceria com universitários de todo Brasil. A mostra utiliza o Instagram e é formatada para a realidade de distanciamento social imposta pela pandemia. O tema dos três filmes na tela é: Mulher.

A exibição dos filmes segue um cronograma até o mês de novembro. Entre os títulos selecionados estão “Mexeu com uma, mexeu com todas”, “Seremos Ouvidas” e “Carne”, filmes abordam a vivência de mulheres na sociedade atual.

Debate local

Os filmes são exibidos em todos os estados e o projeto utiliza perfis locais para a mediação dos temas após a exibição. No Amapá, o Cinema nas Redes é conduzido pelo acadêmico de Enfermagem, Felipe Paixão, que hospedará em seu perfil do Instagram a LIVE-DEBATE.

“Pelo terceiro ano trazemos para a população do nosso estado o uso do cinema como instrumento de educação. A linguagem dos filmes é mais facilmente entendida por todos e construímos o conhecimento em conjunto através dos debates”, ressalta Felipe.

Para explanar sobre a temática do filme “Mexeu com uma mexeu com todas”, o projeto recebe a participação da psicóloga Laurana Bandeira, integrante da equipe multidisciplinar do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) e da Advogada Odineide da Silva, que atua nas áreas cível e criminal há 7 anos.

Para o filme “Seremos ouvidas” a debatedora será a advogada Maria Carolina, atual Diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Prefeitura de Macapá – IMPROIR/PMM.

E para finalizar o circuito, o filme “Carne” terá como debatedora a Psicóloga Karine Silva, ativista dos movimentos sociais e criadora do projeto social “Joga na Roda” que realiza rodas de conversa sobre saúde mental nas praças de Macapá.

O projeto é produzido pela MPC Filmes e conta com patrocínio do Instituto CNP Brasil, da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sinopses dos Filmes

Título: Mexeu com uma, Mexeu com todas, de Sandra Wernek (Documentário, Brasil, 70’, 2017)

Trailer: 

Sinopse: Reunindo depoimentos de vítimas e sobreviventes, o documentário coloca em pauta o abuso sexual. Depoentes como a farmacêutica Maria da Penha – que empresat o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher -, a nadadora Joana Maranhão, a ex-modelo Luiza Brunet, a escritora Clara Averbuck e várias outras mulheres constroem suas narrativas, relatando os episódios sofridos e analisando o fenômeno generalizado da culpabilização da vítima e da intimidação como forma de evitar denúncias contra os agressores. Da mesma forma, avalia-se a necessidade de renovar os conceitos definidores da masculinidade.

Título: Carne, De Camila Kater

Trailer: 

Sinopse: Crua, Mal Passada, Ao Ponto, Passada e Bem Passada. Cinco mulheres compartilham experiências íntimas e pessoais sobre sua relação com o próprio corpo desde a infância até a terceira idade.

Título: Seremos Ouvidas

Trailer

Sinopse: Como existir em uma estrutura sexista e ouvinte? Gabriela, Celma e Klicia, três mulheres surdas com realidades diferentes, compartilham suas lutas e trajetórias no movimento feminista surdo.

Próximas live-debates:

Data: 16/09, quinta-feira, às 18h

Instagram: @paixaofelipe_

Filme: Mexeu com uma, mexeu com todas

Debatedoras: Dra. Odineide e Laurana Bandeira

Mini currículo das debatedoras:

Odineide Ferreira da Silva é advogada, atuante nas áreas Cível e criminal a há 07 anos.

Gradua pela Faculdade de Macapá (Fama).

Laurana Bandeira, Psicóloga, integrante da equipe multidisciplinar do Centro de referência e atendimento a mulher. Supervisora de Estágio profissional em Psicologia na faculdade Estácio de Macapá. Mulher lésbica e militante das causas feministas.

Data: 17/09, sexta-feira, às 18h

Instagram: @paixaofelipe_

Filme: Seremos ouvidas

Mini currículo da debatedora, Dra. Maria Carolina: 

Maria Carolina Monteiro é advogada, pós-graduada em Estudos Culturais e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá. Foi presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amapá biênio 2019/2021. Atualmente é Diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Prefeitura de Macapá – IMPROIR/PMM.

Data: 18/09, sábado, às 18h
Instagram: @paixaofelipe_
Filme: Carne
Debatedora: Karine Silva

Mini currículo da debatedora:

Karine Silva é psicóloga, feminista, ativista dos movimentos sociais e criadora do projeto social Joga na Roda que realiza rodas de conversa sobre saúde mental nas praças de Macapá.

Mais informações: 

Projeto Paralelo Comunicação: 21 2540 6960
Marcelle Braga: 21 98842 4820
Felipe Paixão: 96 98115 3566

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *