Projeto de cooperativa entre Sebrae e Ministério Público Estadual oferece oficinas culinárias na Baixada Pará

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), realizam oficinas culinárias para moradores da comunidade Baixada Pará. São sete (7) dias de realização, que visam trabalhar com produção de alimentos, no intuito de incentivar o empreendedorismo. A oficina ocorre na Sede do Sebrae, em Macapá, na Sala Laranjal do Jari, e acontece no período de 27 de junho a 5 de julho, das 8h às 12h.

A consultora de sustentabilidade do Sebrae Nacional, Catharina Macêdo, explica o papel da instituição. “Esse projeto objetiva trabalhar com ações de impactos socioambientais positivos ao mesmo tempo que geram renda. Dessa forma, o Sebrae, que atua fomentando empreendedorismo e esta cooperação que advém de uma proposta sustentável, alinharam priorizando matéria-prima local para a produção dos alimentos, como cupuaçu”, destaca a consultora de sustentabilidade do Sebrae Nacional, Catharina Macêdo.

Oficinas

As oficinas culinárias abrem turmas de 15 alunos para produções de geleias, bolos, sobremesas, pães e dois (2) dias focados em manuseio de embalagens, no intuito de comercializar produtos e contribuir com a renda familiar. Devido a grande procura, a oficina de pães liberou instrução para 17 participantes.

Moradora

De acordo com a moradora Mônica Oliveira, que participa da oficina de pães, as capacitações contribuem de forma positiva para a comunidade. “É um projeto de extrema importância, que nos auxilia muito na parte financeira. Assim como eu, muitas moradoras são mães-solo e sustentam a família inteira. Termos qualificações para produzir e vender nossos próprios produtos, nos traz esperança de dias melhores. Estamos muito felizes com a oportunidade e esperamos participar de mais oficinas”, declara a moradora da Baixada Pará, Mônica Oliveira.

Memória

Desde 2019, os moradores participam do Projeto Colorindo o Futuro – Baixada Pará, coordenado pelo MP/AP, que tem propostas de ações comunitárias. Durante esse processo, surgiu a necessidade de gerar rendas.

O atendimento à comunidade é fruto do termo de cooperação técnica assinado entre Sebrae e o MP em junho de 2021, no qual o Sebrae se responsabiliza pelas ações de diagnóstico de sustentabilidade; cursos, consultorias, oficinas e palestras com foco em planejamento empresarial; gestão de negócios e sustentabilidade; missão técnica e empresarial e apoio para formalização empresarial da cooperativa.

Coordenação

No Sebrae no Amapá, as ações com a comunidade da Baixada Pará, são coordenadas pelo gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas (Unic), Bruno Castro e pela gestora do Projeto de Sustentabilidade Aplicada aos Pequenos Negócios, Vanusa Collares.

Serviço:

Texto: Louise Dias
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/AP
Contato: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *