Projeto propõe atividades lúdicas para incentivo à leitura nas escolas do campo

A comunidade de São Joaquim do Pacuí recebeu na última semana uma programação cultural voltada para o incentivo à leitura e poesia com o Sarau de Sonoridade e Expressividade na Leitura Poética, realizado nos dias 12 e 13 deste mês. O evento é resultado de parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), que apresentaram o projeto que contará com um cronograma já para o próximo ano, tornando as visitas às comunidades rurais de Macapá mais frequentes.

A intenção é que as crianças do campo tenham acesso às atividades lúdicas que envolvem a leitura para que a prática seja incentivada aos estudantes do campo. A equipe da Divisão de Recursos Didáticos da Semed, junto com a da Fumcult, levou aos alunos contação de histórias, teatro de bonecos, pintura de rosto, oficina de balões, cinema e música.

“Nossa finalidade é levar às comunidades rurais um trabalho que já desenvolvemos aqui na capital, que é essa ludicidade da leitura e produção textual. Neste primeiro momento, estamos apresentando isso para os alunos, mas queremos tornar essas viagens regulares como parte do nosso calendário e chegar a todas as comunidades, levando não apenas as nossas metodologias, mas também capacitando os próprios representantes das escolas para que possam disseminar a arte e cultura dentro dos espaços escolares da zona rural”, explicou Samara Sampaio, chefe da Divisão de Recursos Didáticos.

As atividades contaram com apresentações do Tio Nescal, Mariza Pinheiro, Boneka Leleka (Selma Naiara), Angelita, com a contação de histórias; Beto Oscar com música ao vivo; Guiga Melo, com o teatro de bonecos; Paulo Rocha, Aldenir e Cláudio, que trouxeram rodas de conversa.

Assessoria de Comunicação/Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *