Projeto social apoiado pelo Juizado da Infância e Juventude de Macapá completa dez anos de atuação no Bailique

As práticas de atividades esportivas são importantes ferramentas de inclusão e transformação social. Assim, com olhar voltado para campo social, o Juizado da Infância e Juventude de Macapá – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas, vem incentivando iniciativas diversas com o ‘Projeto Juventude em Movimento’. Uma delas completa dez anos de atuação no arquipélago do Bailique, nesta sexta-feira, 18. O projeto leva às crianças e adolescentes da região as artes marciais do Muay Thai.

Para a juíza Laura Costeira, titular do Juizado da Infância e Juventude de Macapá – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas, o projeto na região do Bailique é um exemplo de como o desporto é capaz de engrandecer o cidadão, com ensinamentos que ultrapassam o esporte e são levados por toda a vida. “É uma alegria muito grande poder, de alguma forma, contribuir com este projeto tão lindo. Desejo sucesso e muito mais anos de desenvolvimento de implementação dele, no qual essas crianças possam ser multiplicadores dessa corrente de transformação social”, afirmou.

Fabiano Ferreira Barros, gerente do projeto Juventude em Movimento do TJAP, destacou a dedicação do professor Tonny Amanajás, que vem liderando o projeto com muito amor e responsabilidade. “São dez anos de um trabalho árduo, e o professor Tonny, de forma voluntária, é um grande exemplo de que é possível fazer a diferença e vencer através do esporte e da educação”, concluiu.

O projeto atende aproximadamente 200 pessoas, entre 123 crianças e 45 adultos do arquipélago. Conforme explica o instrutor do projeto, Tonny Amanajás, o projeto contém hoje dois polos: um em Vila Progresso e outro na comunidade do Jaranduba. “Além disso, percorremos outras comunidades da região fazendo aulões e possibilitando que mais pessoas possam conhecer os benefícios das artes marciais”.

Projeto Juventude em Movimento

O projeto ‘Juventude em Movimento’ do Juizado da Infância e Juventude de Macapá – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas, é uma parceria do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), com várias instituições públicas para fornecimento de material esportivo para efetivar as práticas de esporte. O projeto tem ainda como objetivo atuar na reinserção de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Atualmente, o ‘Juventude em Movimento’ apoia mais de 20 programas sociais da cidade de Macapá e seus distritos, com fornecimento de materiais esportivos para diversas modalidades, como: futebol, futsal, handebol, basquete, vôlei, capoeira, muay thai, jiu jitsu, luta olímpica, entre outras.

Com recursos provenientes do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude (FAJIJ), o projeto atende cerca de 10 mil crianças e adolescentes.

Serviço:

Texto: Maurício Gasparini

Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amapá
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *