Randolfe é o parlamentar mais transparente da Região Norte e está entre os 6 que mais informam a população no Brasil

De acordo com uma coleta de dados realizado pelo Radar Congresso em Foco, que avalia o nível de transparência dos senadores e deputados federais, o senador do Amapá, Randolfe Rodrigues (REDE-AP) é o parlamentar mais transparente da Região Norte, indicado com 4 estrelas.

O trabalho do Radar Congresso em Foco leva em conta 11 indicadores de transparência digital e a primeira rodada de coleta de informações foi feita entre os meses de julho e agosto de 2020 com todos os 594 senadores e deputados federais.

Da região norte, apenas Randolfe aparece com a média de 4 estrelas. O único parlamentar que atingiu 5 estrelas é do Paraná, Oriovisto Guimarães (PODE). Os demais parlamentares nortistas ficaram com a média de 1 estrela.

“Nós temos a obrigação de manter a população informada nos nossos atos e gastos, estamos nessa posição para defender o interesse do povo, nada mais justo que possam acompanhar da melhor maneira”, explicou o senador Randolfe Rodrigues.

Método

Os indicadores selecionados pelo Congresso em Foco para medir a transparência de congressistas são alguns dos critérios comumente apontados pela literatura, especialistas e organizações da sociedade civil como sendo itens importantes para a transparência de gabinetes parlamentares. Ainda que não sejam ações exigidas pela legislação, o levantamento revelou que há parlamentares no Congresso Nacional que estão na vanguarda da transparência pública.

O método leva em conta se o parlamentar é ativo na prestação de contas via redes sociais, se tem site próprio atualizado, se o gabinete divulga online sua agenda oficial de compromissos, se publica justificativas para os gastos cobertos pela cota parlamentar, entre outros.

As informações podem ser conferidas no site:

https://radar.congressoemfoco.com.br/transparencia/senado

Júlio Miragaia
ASCOM – SENADOR RANDOLFE RODRIGUES
Contato: (96) 99116-9665

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *