Recursos garantidos pelo senador Randolfe Rodrigues: governador Clécio Luís anuncia investimentos para projetos sociais da Polícia Militar

O governador do Amapá, Clécio Luís, anunciou na sexta-feira, 22, o investimento de R$ 500 mil para o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar (PM). Com o recurso, outras iniciativas da corporação também serão beneficiadas. O anúncio ocorreu durante a abertura oficial das atividades dos projetos sociais, com a presença de alunos atendidos.

Somente o Proerd, para este ano, tem a expectativa de alcançar mais de 10 mil crianças e adolescentes em todo o estado, com a reativação do “Proerd Pé na Estrada”. A atividade, apoiada pela gestão, é uma das metas do Plano de Governo para aproximar a população das forças de segurança, levando ações sociais e educacionais aos jovens.

“Este recurso vai ajudar muito a aproximar a polícia da comunidade e vice-versa. É uma forma de revelar talentos e resgatar as crianças que estão em situação de vulnerabilidade social. Este é um momento ,para nós, muito importante e de reconhecimento de todo esse trabalho que é desenvolvido para os nossos jovens”, destacou o governador.

Os projetos da PM, coordenados pela Diretoria de Ação Social e Cidadania da instituição, contam com policiais militares, que atuam como instrutores de atividades esportivas e educativas. Os recursos para apoiar as iniciativas foram garantidos através de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.

“O objetivo da segurança pública não é somente elucidar o crime, é, sobretudo, evitar que o crime ocorra, não somente com a ostensividade, mas com a prevenção. O governador ter colocado os programas sociais como iniciativa central de ação do governo, conseguiu aumentar o orçamento para investir nos projetos em dez vezes mais, e hoje está disponibilizado R$ 500 mil para um conjunto de programas sociais”, reforçou o senador.

O comandante da Polícia Militar, Adilton Corrêa, explica que o recurso será executado com eficiência e legalidade para proporcionar os melhores serviços e materiais de apoio aos alunos.

“A Polícia Militar mais uma vez contou com a sensibilidade do governador Clécio Luís e do senador Randolfe, preocupados com a segurança pública, com nossas crianças preconizando a prevenção. No ano passado, atendemos em torno de 6 mil famílias através dos projetos sociais, agora a previsão é alcançar 10 mil. É uma corrente do bem maximizada”, explicou o comandante.

Proerd Pé na Estrada

Com uma espécie de ação itinerante, a Polícia Militar do Amapá (PM) pretende levar os ensinamentos do Proerd para os 16 municípios do estado através do “Proerd Pé na Estrada”.

O programa tem as ações direcionadas para toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis dos alunos, promovendo a reflexão sobre a importância da família como primeiro ambiente de prevenção.

O “Proerd Pé na Estrada” iniciou as atividades em 2013, conseguindo alcançar sete municípios. As ações foram paralisadas e retornam agora. As tratativas para o início das atividades já começaram e Laranjal do Jari deve receber os monitores a partir de 1º de abril.

Como vai funcionar?

O programa acontece dentro da sala de aula para turmas do 5ª ano do ensino fundamental, sempre acompanhadas pelo professor da classe. O Proerd conta com um total de 10 encontros, totalizando 10 horas/aula, durante o semestre letivo.

Já no programa “Pé na Estrada”, o atendimento será feito no decorrer de uma semana, sendo duas horas por dia, totalizando 10 horas/aula, sempre culminando com a formatura ao final das lições.

No Amapá o programa foi implantado em 2002 e já atendeu mais de 135 mil alunos de 5 a 12 anos, das séries iniciais das escolas das redes pública e particular de ensino.

Texto: Marcelle Corrêa
Foto: Albenir Sousa/GEA e Max Renê/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *