Startup20: estudantes do Ifap apresentam ideias inovadoras

Estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) apresentaram ideias inovadoras de produtos e serviços para uma comitiva de participantes do Startup 20, fórum internacional de inovação e tecnologia promovido pelo G-20, grupo das maiores economias do mundo. Ocorrido em Macapá-AP, de 23 a 26 deste mês, o Startup 20 Amapá reuniu mais de 600 representantes de governos, técnicos empreendedores de 19 países, além do Brasil, para debater iniciativas que aliam desenvolvimento e economia verde e conhecer potenciais negócios no Amapá.

Depois de dois dias de plenárias e mostra de startups amapaenses no “pavilhão de inovação”, a segunda-feira (26/2) foi reservada para visitas a instituições de pesquisa, entre elas o Ifap. A comitiva foi composta pelo analista de projetos da Abstartups, Anderson Cerodio, pela editora do site G20 Brasil, Luciana Bento, pela produtora de eventos Mariana Ambrozio, da empresa Arena Eventos Digitais, pelo gerente de Atendimento do Sebrae PA, Igor Silva, pela co-fundadora da Africa Makes Foundation, Cherise Dunn, pela chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Juliana Alves Lima Porto, e pela analista de projetos da Associação Wylink, Olívia Fernandes Bonetti.

“O Instituto Federal do Amapá está inserido nos ecossistemas do estado que estão apresentando os projetos em potencial no âmbito do encontro das startups organizado pelo G-20. Esse é o momento que a nossa instituição apresenta a perspectiva do empreendedor inovador, como eixo transversal que abarca todos os nossos cursos”, afirmou o reitor do Ifap, Romaro Silva, que participou, na sexta-feira (23/2), da plenária de abertura da Startup 20, ao lado do governador do Amapá, Clécio Luís, do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, da presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Ingrid Barth, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, entre outras autoridades.

A recepção aos visitantes no Campus Macapá foi ao som da banda musical, do grupo Marabaixo e do projeto de dança IFDance. No auditório, o reitor Romaro Silva falou sobre os cursos e demais atividades de ensino, pesquisa e inovação do Ifap. Um vídeo foi apresentado com o histórico da instituição. No bloco de laboratórios, estudantes de diferentes campi apresentaram resultados de pesquisa em inovação.

As alunas Nanoay Batista, Jamily Sousa e Maria Eduarda Negrão, do Campus Oiapoque, falaram sobre proposta de criação da startup denominada Komunitech, voltada para prestação de serviços em assessoria cultural, empreendedora e agrícola para comunidades indígenas. Da etnia Karipuna, Nanoay explicou que a ideia nasceu da observação da falta de profissionais nas diversas áreas do conhecimento nas comunidades, especialmente na Aldeia Manga. Um dos objetivos será ofertar curso da língua mãe, o idioma Kheoul, a fim de ajudar na preservação cultural.

Estudantes dos cursos Técnico e Tecnológico de Alimentos, do Campus Macapá, apresentaram novos produtos gastronômicos feitos a partir de ingredientes regionais, como geleias de frutas, hambúrguer e salsicha de peixe. Do mesmo campus, foram apresentados os produtos dos projetos da área de construção civil “Mulheres de fibra” – telhas feitas com fibra de coco verde e outros resíduos – e da área de mineração “Entre dois hemisférios”, sabonete esfoliante com caroços de açaí.

Do Campus Porto Grande, houve uma mostra do projeto Agrotech, que utiliza novas tecnologias no manejo de atividades agrícolas. Do Campus Santana, foram apresentados projetos desenvolvidos por alunos no laboratório IF Maker e também o “Mangá e Cartoon”, que aplica a técnica de quadrinhos do Mangá para contar histórias da cultura amazônica.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *