Tarifa Social: CEA Equatorial dá dicas para ter o cadastro baixa renda aprovado com mais agilidade

Segundo levantamento feito pela distribuidora, mais de 12 mil pessoas tem direito ao benefício, porém, estão com o Número de Identificação Social (NIS) desatualizado.

Com descontos que podem chegar a 100% na fatura de energia, o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) foi criado para beneficiar famílias com baixa renda. Entretanto, a CEA Equatorial explica que diversas solicitações são indeferidas por não atenderem aos critérios do programa. Segundo levantamento feito, mais de 12 mil pessoas que têm direito ao benefício estão com o Número de Identificação Social (NIS) desatualizado, sendo essa a principal causa para indeferimento dos pedidos de cadastros na Tarifa Social.

“Quem possui NIS deve fazer o recadastramento obrigatório a cada dois anos. Se o cliente faz o pedido de inscrição na Tarifa Social com o NIS desatualizado, quando as informações forem validadas com o banco de dados do Ministério da Cidadania, o benefício será negado. Nessa situação, o cliente é orientado a procurar o atendimento da prefeitura ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar a atualização cadastral”, explica a executiva de comunidade da CEA Equatorial, Geaneide Vilhena.

Ela ainda explica que outro motivo recorrente de reprovação das solicitações é o critério da renda, que deve ser de meio salário mínimo por pessoa: “além de ter o NIS atualizado, é preciso também se enquadrar dentro da renda exigida pelo Governo Federal. Para fazer a inscrição é necessário ter comprovação de renda de até meio salário mínimo (R$706) por membro familiar”, esclareceu a executiva.

Como é calculado o desconto da Tarifa Social

Após ter o cadastro aprovado, o cálculo do desconto é feito com base no consumo mensal de energia elétrica. Famílias com o consumo de até 30kWh, têm 65% de desconto, quem consome de 31kWh a 100kWh tem direito a 40%, já os que consomem entre 101kWh a 220kWh o desconto é de 10%. Famílias indígenas e quilombolas, que consomem até 50kWh/mês, têm isenção de 100%.

É muito importante está atento ao consumo de energia, pois caso ultrapassado a quantidade permitida pela Tarifa Social, o titular da conta não recebe o desconto em sua fatura.

Como me cadastrar

Os clientes também devem estar atentos aos dados e documentações enviadas ao solicitar a inscrição na Tarifa Social. Ao realizar o cadastro por telefone, pela assistente virtual, Clara no WhatsApp ou pela agência virtual, é preciso verificar se todas as informações foram digitadas corretamente, como o NIS ou nome do beneficiário, por exemplo.

Quando o pedido é feito pelas vias virtuais oficiais da CEA Equatorial, o solicitante deve enviar todos os documentos no mesmo arquivo, além de especificar no assunto “Cadastro na Tarifa Social” para que a empresa consiga identificar qual serviço está sendo solicitado.

Quem ainda não é inscrito na Tarifa Social pode fazer a solicitação através da Central de Atendimento 0800 096 0196; com a assistente virtual Clara, por mensagem de texto no WhatsApp (96) 3082-2949; na Agência Virtual do site da Equatorial www.equatorialenergia.com.br

Confira a documentação

· Nome completo e número de Identificação Social (NIS) do titular;
· RG e CPF;
· Caso possua o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social – BPC, informar o número do benefício;
· Informar o número da conta contrato do imóvel;

Comunicação CEA Equatorial

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