TJAP participa como parceiro e com atletas da Corrida da Mulher, promovida pela Macapá Run, neste sábado, 30

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio de sua Coordenadoria da Mulher, a Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP) e o Sindicato dos Serventuários da Justiça do Amapá (Sinjap) foram parceiros e patrocinadores da 1ª Corrida da Mulher, promovida pelo Amapá Run, neste sábado, 30 de março. O evento esportivo, que também contou com parceria do Governo do Amapá, por meio de sua Secretaria de Políticas para as Mulheres, é parte da celebração pelo Mês das Mulheres e da Campanha Março de Lutas.

A prova, de 5km, teve concentração às 5h da manhã, em frente a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, e largada às 6h15, tem com objetivo promover a a prática do esporte em busca de saúde física e mental, além de defender causa feminina e a busca pela equidade de gênero.

A prova de rua contou com a participação direta do TJAP, com competidores como: o desembargador Carmo Antônio de Souza, que conduz a Coordenadoria da Mulher do Poder Judiciário; as titulares da Vara da Infância e Juventude de Santana e do Juizado da Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas de Macapá, juízas Larissa Antunes Laura Costeira, respectivamente; e as servidoras Luciene Gomes de Oliveira, chefe de Secretaria da Vara Única de Mazagão, e Sônia Ribeiro, secretária da Coordenadoria da Mulher.

O desembargador Carmo Antônio, um adepto do esporte em geral que compete em várias modalidades nos Jogos da Magistratura, é conhecido por ter no esporte parte importante em sua vida e de seus cuidados com a saúde. “Recomendo o esporte como parte constante da rotina e sigo meu próprio conselho. Acredito que a atividade faz muito pelo bem-estar geral de uma pessoa, não só físico, como mental, e sou testemunha disso”, registrou o desembargador.

“O TJAP e a Coordenadoria da Mulher acreditam nisso e estimulam que todos busquem uma atividade que lhes dê prazer e lhes faça bem. Nem todo mundo precisa competir ou se tornar atleta profissional, mas todos podem se beneficiar. Mas hoje, em especial, o foco é na saúde da mulher”, concluiu o magistrado.

“Quando soube que nosso Tribunal e nossa Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP) iriam patrocinar a corrida, e ainda que a colega Larissa Antunes seria homenageada nessa corrida, me animei para participar”, relatou a juíza Laura Costeira.

“Na verdade, eu me desafiei, pois não sou corredora e nunca sequer tinha corrido. E ainda, a causa era muito importante, por fazer referência à força da mulher”, destacou a magistrada.

Na oportunidade, a juíza Larissa Antunes, que foi homenageada por indicação da AMAAP, ressaltou que “a prática do esporte, neste caso, da corrida, é um momento de cuidar do corpo e da mente. A parceria das instituições foi importante para estimular este cuidado às mulheres amapaenses”.

Ainda segundo ela a magistrada, a corrida “foi uma grande festa e a homenagem que recebi foi o reconhecimento da AMAAP como uma juíza que tem o esporte como meio de regulação da saúde física e mental e que inspira outras mulheres nesta prática, que é, no fim das contas, uma prática de amor próprio”.

Outra competidora homenageada, esta por indicação do Sinjap, foi Luciene Gomes de Oliveira. “Eu corro toda semana e foi bem legal ter uma corrida fechando mês de março e foi bem bonito ver a mulherada na rua correndo”, registrou.

“Correr, para mim, já é algo muito natural e já incluí esse esporte na minha vida – tanto que se eu fico uma semana sem correr, já fico doidinha”, brincou a servidora

Também homenageada por seu papel no estímulo aos colegas na prática do esporte, Luciene achou muito gratificante e se sentiu lisonjeada. “Também foi bem legal rever vários colegas lá, competindo”, concluiu.

A secretária Sônia Ribeiro, da Coordenadoria da Mulher do TJAP, explica que a ideia dessa corrida é disseminar a questão do autocuidado. “A mulher, principalmente aquela que está em situação de violência, tem como uma das formas de tirá-la do ciclo da violência o empoderamento e o autocuidado”, defende.

“A atividade física é uma das melhores formas de nos cuidarmos, então, com a corrida, queremos mostrar para outras mulheres que é possível fazer uma atividade física e ainda ter um prazer, uma alegria, um momento de felicidade”, garantiu Sônia Ribeiro.

Ela explica que o evento foi mais do que a corrida, pois além das homenagens ainda teve aquecimento, zumba, música e a premiação. “Então, é uma oportunidade em que as mulheres se encontram e uma passa a conhecer a história da outra, incentivar que existe sim uma outra forma de levar a vida, principalmente uma vida saudável, buscando atividade física”, concluiu Sônia Ribeiro.

– Macapá, 30 de março de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Aloísio Menescal
Fotos: Serginho Silva
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *