TRE Amapá e EJE-AP inauguram exposição ‘Mulheres Protagonistas’

Em celebração ao Mês da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), lançou a exposição fotográfica “Mulheres Protagonistas”, um acervo que reúne as fotos e histórico de figuras femininas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do estado nos mais diversos segmentos, como política, cultura, esportes e outros.

O diretor da EJE-AP, juiz Paulo Madeira, destacou a importância da exposição, que funciona como um registro histórico de trajetórias pessoais e profissionais com potencial para influenciar outras pessoas.

“A Escola Judiciária Eleitoral está muito satisfeita em promover este evento porque é a reafirmação de que nós temos compromisso com a cidadania e não se pode falar em cidadania plena quando apenas um grupo ocupe os espaços de liderança, é preciso que as mulheres também sejam incluídas e ocupem seus espaços de poder”, disse.

Mulheres que atuaram e atuam nos seguimentos da magistratura, jurídico, artes plásticas, educação, música, medicina, política, esporte, comunicação social entre outros. A diversidade das homenageadas chama a atenção para a presença das mulheres em diferentes papeis na sociedade.

“Temos que homenagear essas mulheres que inspiram, elevá-las ao patamar que merecem, nas áreas política, judiciária, cultural e tantas outras, e que demonstram que é possível sim que uma mulher chegue aonde ela deseja chegar”, reforçou a vice-diretora da EJE, a juíza eleitoral Ariadne Alencar.

O presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, que cumpre agenda institucional em Brasília, participou do evento por videoconferência. Em seu pronunciamento ele destacou a importância do incentivo e defesa da equidade de gênero pelas instituições públicas, especialmente pela Justiça Eleitoral e encerrou prestando congratulações as homenageadas, e todas as mulheres presentes.

Lançamento

O lançamento da exposição aconteceu no hall do Plenário do TRE Amapá, com a participação das homenageadas ou representantes, além de magistrados e servidores do Tribunal.

A cantora Oneide Bastos, uma das mulheres que compõem a exposição, fez uma apresentação no evento. A artista e reconhecida pela obra que valoriza a cultura amazônica de caboclos, negros e índios.

“Vou levando a minha música incentivando as mulheres a se libertarem da opressão, para que elas procurem conhecer seus direitos e lutar por eles”, falou a cantora.

Exposição

A mostra apresenta um conjunto de 27 obras que celebram o legado de mulheres do Amapá que se destacam em diferentes campos. O design das peças foi criado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP).

O acervo foi aberto ao público a partir da quinta-feira, 14 de março, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, localizado na avenida Mendonça Junior, 1502, Centro, no horário das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os quadros estarão em exposição durante todo o mês de março, em celebração ao Mês da Mulher.

Homenageadas

As obras contemplam figuras femininas como a juíza de direito, dra. Alaíde de Paula, que compôs a primeira turma de magistrados do Amapá e foi a primeira juíza a assumir a diretoria do Fórum de Macapá, a deputada Alliny Serrão, primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Amapá, a Procuradora de Justiça do Estado do Amapá, Ivana Cei, a primeira mulher amapaense nomeada ao Cargo de Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a tia Zefa do Quinca, compositora e cantora de ladrões de Marabaixo, precursora da cultura do estado, Keila Palikur, artista plástica indígena do Povo Palikur que ressalta a beleza ancestral em suas obras e outras mulheres notáveis que já desenvolveram e desenvolvem ações para fortalecer a importância feminina na sociedade amapaense e brasileira, como Alcinéa Cavalcante, Alline Calandrini, Alzira Nogueira, Cristina Almeida, Dilma Célia de Oliveira Pimenta, Fleur Duarte, Helena Guerra, a Coronel Heliane Braga de Almeida, Janete Silva, Maria Dalva de Souza Figueiredo, Moara Negreiros, Oneide Bastos, Raquel Capiberibe, Sulamir Monassa, Keila Palikur, Janete Capiberibe, Raimunda Clara Banha, Simone Karipuna, Juíza Stella Ramos; In Memorian: Lucimar Alves, Maria Sá, Margarete Salomão e Zeneide Alves De Souza.

Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *