‘Uma nova perspectiva de futuro para nossos jovens’, destaca governador Clécio Luís sobre Plano Nacional Juventude Negra Vida

O governador do Amapá Clécio Luís, representou os gestores estaduais na cerimônia de lançamento do Plano Nacional Juventude Negra Viva, que prevê 200 ações integradas ao programa do Governo Federal para melhorar o acesso dos jovens a direitos em diversas áreas, como do esporte e da segurança, fortalecendo o combate à discriminação no país.

O evento, em Brasília, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também marcou a adesão do Amapá ao plano. Durante a solenidade, o governador evidenciou a expressiva participação de jovens amapaenses na construção das políticas públicas que integram a iniciativa nacional.

“O Amapá foi destaque na construção desse plano, com participação de jovens de todos os municípios. Isso simboliza a importância do debate e da escuta para construir um plano com novos caminhos e perspectivas de futuro. A convite do presidente Lula, representando essa participação dos estados, o Amapá esteve presente no lançamento para pactuar e apoiar a criação desse importante plano para o país”, ressaltou o governador do Amapá.

O presidente Lula, citou em seu discurso a violência na vida dos jovens negros, o racismo e a dificuldade de acesso a serviços. Ele também afirmou que a juventude precisa assumir o protagonismo político para mudar realidades.

“Quando você estiver assim, não acreditando na política, saiba que o político trabalhador, decente, inteligente, que você deseja possivelmente está dentro de você. Então, assuma a sua responsabilidade política e seja o político que você quer que o Brasil tenha”, declarou o presidente.

O “Juventude Negra Viva” será mais uma possibilidade para que os amapaenses acessem serviços que promovam a dignidade. A iniciativa fortalece as ações previstas no Plano de Governo, do governador Clécio Luís, como a que modernizou o programa Amapá Jovem, com a criação do 13º benefício e a criação de 6 subprogramas.

“O Juventude Negra Viva é o maior pacote de políticas públicas para a juventude de todo o país. A partir da adesão, o Amapá vai ser contemplado por meio dessas mais de 200 ações previstas no programa, através de diversos ministérios que também vão alcançar a juventude negra do Amapá”, citou a secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno.

Juventude Negra Viva

Maior pacote de políticas públicas para juventude negra da história do país, o plano lançado na quinta-feira, 21, com investimento de mais de R$ 600 milhões, conta com a participação de 18 ministérios e tem duração de 12 anos, sendo renovado a cada 4 anos.

O Plano conta, ao todo, com 217 ações pactuadas e 43 metas específicas, divididas nos eixos de saúde; educação; cultura; segurança pública; trabalho e renda; geração de trabalho e renda; ciência e tecnologia; esportes; segurança alimentar; fortalecimento da democracia; meio ambiente, garantia do direito à cidade e a valorização dos territórios.

Contribuição ao plano

A construção do plano ocorreu coletivamente, em conjunto com os jovens de todos os estados. No Amapá, a caravana foi realizada no mês de agosto de 2023, em Macapá.

“O Amapá integra essa política pública afirmativa com um recorte racial para a nossa juventude que é a maioria do estado. O Amapá se posicionou bem nos debates e agora apoia o plano, que busca garantir a vida do nosso povo, fazendo os enfrentamentos com cultura, com arte, com empreendedorismo, com educação e com saúde”, comentou a diretora-presidente da Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (FEPPIR) – Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

Texto: Fabiana Figueiredo
Foto: Governo Federal/Divulgação; Max Rene/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *