Unifap: Mestrado em Educação oferta vagas remanescentes

Com o objetivo de preencher vagas remanescentes do processo seletivo de alunos para a Turma 2023, a Coordenação do Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizará seleção de candidatos pertencentes aos grupos sociais amparados pela Política de Ações Afirmativas da Instituição, aprovada pelo Conselho Superior por meio da Resolução nº 21/2022. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 8 a 10 de junho de 2023, exclusivamente no endereço eletrônico https://sigaa.unifap.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf.

BAIXE AQUI O EDITAL DE SELEÇÃO

 Poderão concorrer às vagas indígenas, quilombolas, pessoas trans (transexuais/transgêneros/travestis), pessoas com deficiência (PcD), incluindo-se aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), populações do campo (agricultores familiares/extrativistas/ribeirinhos/pescadores artesanais/trabalhadores assalariados rurais/assentados rurais/acampados da reforma agrária), bem como pessoas em situação de

deslocamento forçado ou migrantes internacionais (refugiados/solicitantes de asilo/portadores de visto humanitário/apátridas) e povos e comunidades tradicionais de terreiro/matriz africana.

Serão ofertadas sete vagas, uma para cada grupo social. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição preenchido e anexar os documentos solicitados no edital de seleção. A condição de pertencimento do(a) candidato(a) ao grupo social, povo ou população público alvo do certame será comprovada com documentação própria para cada grupo.

A seleção terá três etapas: Memorial, de caráter eliminatório e classificatório; Entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorrerá no período de 22 a 27 de junho de 2023, em local a ser definido pela comissão de seleção; e Prova de Títulos, de caráter classificatório.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 3 de julho de 2023.

Sobre o Mestrado

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/Unifap) objetiva formação inicial de pesquisadores, atribuindo-lhes o título de Mestre em Educação, capazes de atuar no magistério e em pesquisas cujo foco central seja a educação, buscando pautar sua praxis na valorização da educação pública, gratuita, laica, democrática e inclusiva; desenvolver estudos e pesquisas educacionais em seus aspectos políticos, sociais, históricos e culturais, com base na compreensão das diferentes formas de articulação entre Estado e sociedade; proporcionar fundamentação teórico-investigativa para compreensão e intervenção na realidade educacional, na perspectiva de uma educação crítica e emancipadora; e promover formação científica, com produção e disseminação de conhecimentos, bem como saberes teórico-práticos, que auxiliem na efetivação de ações educativas críticas.

O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do PPGEd/Unifap possui como área de concentração Educação, Políticas e Culturas e está estruturado em duas linhas de pesquisa: 1) Políticas Educacionais; e 2) Educação, Culturas e Diversidades.

Saiba mais em www2.unifap.br/ppged.

Serviço

Processo Seletivo Diferenciado Suplementar do Mestrado em Educação

Inscrições gratuitas de 8 a 10 de junho de 2023, exclusivamente no endereço eletrônico https://sigaa.unifap.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf. 7 vagas. Público alvo: indígenas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência, populações do campo, pessoas em situação de deslocamento forçado ou migrantes internacionais e povos e comunidades tradicionais de terreiro/matriz africana. Edital disponível em https://www2.unifap.br/ppged/processo-seletivo/.

Assessoria Especial da Reitoria – Assesp/Unifap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *