Vacina contra HPV: ampliação temporária de faixa etária encerra e campanha volta para público-alvo

A ampliação temporária de faixa etária para a vacinação contra HPV foi encerrada nas Unidades Básicas de Saúde de Macapá. Em três dias, mais de três mil doses disponíveis para o público de 15 a 26 anos esgotaram. Agora permanece somente para o público-alvo, que são os adolescentes de 9 a 15 anos.

Essa medida da ampliação se deu por meio de recomendação do Ministério da Saúde, que orientou os municípios a utilizarem as vacinas com lotes a vencer em setembro de 2017 no público de 15 a 26 anos, como forma de não desperdiçar vacinas. Para elas, três doses serão administradas com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomaram a primeira neste período, excepcionalmente, terão as duas subsequentes garantidas nas UBS’s.

“Tínhamos um lote com pouco mais de três mil doses a vencer em setembro e todas essas vacinas foram administradas. Nosso objetivo, de não desperdiçar essas doses, foi alcançado. Agora nosso foco volta a ser os adolescentes que ainda têm muita resistência à vacina”, explica a coordenadora de Imunização de Macapá, Jorsette Cantuária.

Vacinação de rotina

A rotina de uso desta vacina no público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea e pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho. (Fonte: Agência Saúde)

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Foto: Arquivo Semsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *