Workshop finaliza a fase de formulação da estratégia do Planejamento Estratégico do MP-AP para 2020-2029

Foi realizado na última segunda-feira (25), o Workshop de Desdobramento e Alinhamento do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) para o ciclo 2020-2029. Membros e servidores participaram, no terraço da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, das atividades em grupos para formulação da estratégia, com atualização da missão e visão, que irão compor o Mapa Estratégico, que permite uma visão completa da estratégia organizacional.

O trabalho é realizado pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/MP-AP), coordenada pelo chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça João Paulo Furlan, tendo como gerente o secretário-geral, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, e equipe do Departamento de Planejamento (DEPLAN), com a colaboração da Prof.ª Nicir Chaves, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (SEGES/ME), que foi a facilitadora das atividades do Workshop.

Durante o evento, houve a apresentação do Mapa Estratégico para aprimoramento, sistematizado a partir das informações coletadas nas etapas anteriores, foi redefinida a missão e elaborada a posposta de visão de futuro, que serão submetidas à votação dos servidores e colaboradores do MP-AP para escolha da que melhor representa o desejo de todos para instituição.

Os participantes do evento, representando as diversas unidades organizacionais, elaboraram as iniciativas (projetos e transformação de processo) que irão compor o Plano Geral de Atuação para o próximo biênio.

“O Ministério Público do Amapá trabalhou na construção da Cadeia de Valor Integrada (CVI) e formulou o seu Planejamento Estratégico Institucional para 2020-2029, que tem como objetivo promover a governança corporativa, aprimorando os instrumentos de avaliação e monitoramento da gestão pública, com vistas à formulação de políticas públicas institucionais e à prestação de serviços de interesse da sociedade amapaense”, iniciou a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha, procuradora-geral de Justiça, em exercício.

João Furlan e Paulo Celso falaram que o workshop é um passo importante na construção do PEI e agradeceram à professora Nicir Chaves pela disponibilidade em vir ao Amapá para ajudar a equipe do MP-AP, sem medir esforços, contribuindo sobremaneira para a execução das etapas necessárias da elaboração.

“O ato de planejar, em si, é extremamente complexo. Hoje estamos aqui reunidos para darmos esse passo que é extremamente importante para a instituição. O planejamento nos dá oportunidade de discutir o que realmente queremos fazer, com efetividade, mensurando e mostrando os resultados para a sociedade”, manifestou Paulo Celso.

Por meio de uma mensagem de vídeo, a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, pediu a colaboração de todos e também fez um agradecimento especial à professora Nicir, pela contribuição, e aos promotores de Justiça João Furlan e Paulo Celso, pela condução dos trabalhos, bem como aos integrantes da CPE e Deplan, e se desculpou por não estar presente por conta de compromissos em Brasília-DF. “Que a gente consiga planejar o nosso Ministério Público por mais 10 anos, de forma coerente e ousada para que possamos continuar crescendo no patamar que a gente espera de uma instituição de respeito”, manifestou a PGJ.

“Hoje temos mais um desdobramento do Planejamento Estratégico do MP-AP e vamos buscar o que a gente quer para os próximos 10 anos, pensar como medir essas atividades e nossos resultados. Quando percebemos o que é o Planejamento Estratégico e o que traz de benefício para a instituição a gente se apaixona, como eu estou apaixonado por esse trabalho”, destacou João Furlan, agradecendo ao empenho da equipe que compõe a CPE/MP-AP e aos membros e servidores que estão colaborando voluntariamente.

Após o encerramento do workshop, a professora Nicir Chaves permanece trabalhando com a equipe da CPE e DEPLAN na definição dos indicadores e metas do PEI 2020-2029 e no levantamento de iniciativas junto às unidades organizacionais. O resultado dessas atividades será apresentado ao Comitê de Gestão Estratégica na Reunião de Avaliação da Estratégia em 29/11/2019.

SERVIÇO:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *