Academia Amapaense de Letras comemora 70 anos de fundação


A Academia Amapaense de Letras completa 70 anos de fundação no próximo dia 21. Para comemorar a data uma vasta programação, durante três dias, será cumprida no auditório do Senac/AP.

A abertura da programação será no dia 19, às 8h30, com declamação de poesia. Um café da manhã será oferecido aos jornalistas e autoridades.

Na ocasião o presidente Fernando Canto anunciará alguns projetos que a Academia desenvolverá ao longo do ano.

Para tais projetos, a Academia tem buscado apoio de instituições e amantes das letras.

Foto: AAL

Na segunda-feira, 5, por exemplo, o presidente Fernando Canto e o vice Paulo Guerra estiveram no escritório do senador Randolfe Rodrigues apresentando projetos e solicitando apoio. Eles foram recebidos por Charles Chelala.

“O professor Chelala nos recebeu com a gentileza de sempre, ouviu nossas reivindicações e vai levá-las ao senador, que também é simpático a nossa causa”, disse Canto.

Na oportunidade foi entregue o convite para que o senador participe da abertura das comemorações.

A programação segue nos dias 20 e 21 com palestras, lançamento de livros, apresentação de dança, shows musicais, exposição de artes plásticas e homenagens.

Foto: AAL

Mais sobre a Academia Amapaense de Letras

Fundada em 21 de junho de 1953, data escolhida por conta de ser o mesmo dia do aniversário do escritor Machado de Assis, a Academia Amapaense de Letras surgiu como uma entidade civil, sem fins lucrativos e com o objetivo de promover o desenvolvimento literário, cultural, científico e artístico do Amapá. Seu primeiro presidente foi o professor de português e literatura Benedito Alves Cardoso. A AAL possui 40 sócios titulares do colegiado (imortais).

A posse da Diretoria aconteceu no dia 5 de julho de 1953, no Cine Teatro Territorial (anexo ao Grupo Escolar Barão do Rio Branco), ocasião em que o Governador Janary Gentil Nunes fez um belo discurso. Por mais de 30 anos o Silogeu ficou desativado, sendo reinstalado em agosto de 1988. Já faleceram 33 dos seus membros.

Fonte: Blog da Alcinéa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *