Advogada Sônia Canto gira a roda da vida. Feliz aniversário, querida amiga! – @soniacanto

Eu com os amigos Fernando Canto e Sônia Canto – 12 de novembro de 2023 – Foto: Jorge Herberth

Sempre digo aqui que gosto de parabenizar neste site as pessoas por quem nutro amor ou amizade. Afinal, sou melhor com letras do que com declarações faladas. Acredito que manifestações públicas de afeto são importantes. Gira a roda da vida, no décimo quinto dia de novembro, a querida Sônia Canto. Por ser essa mulher fantástica, rendo-lhe homenagens.

Gabo-me de ser amigo de muita gente Phoda. Sônia é uma dessas pessoas. Ela foi servidora pública, empresária, produtora cultural – uma das melhores que vi atuar no Amapá-, editora de caderno de cultura de jornal, além de primeira repórter da TV Amapá.

Sônia é advogada, blogueira, boêmia do Laguinho, apreciadora de música boa (maior fã do Chico Buarque que conheço), leitora compulsiva, cinéfila, amante de plantas e cinema, além de muito querida amiga deste editor.

Trata-se de uma mulher muito inteligente, culta e articulada. Ela faz bem feito tudo que se propõe. Além das qualidades ditas/escritas acima, Sônia é a esposa dedicada e zelosa do Fernando, amorosa mãe de quatro filhos e avó corujaça de cinco netos, dos quais quatro que conheci ainda crianças, mas que hoje são adolescentes e um ainda pequenino.

Eu, Bruna Cereja e Sônia Canto – Setembro de 2023

Conheço essa linda pessoa há mais de 20 anos, quando fiz amizade com seus filhos. Com o perdão do trocadilho clichê, Sônia materializa os sonhos do Fernando, pois a esposa sempre apoiou o marido em tudo e é bonito ver o amigo reconhecer isso. Ele me disse uma vez: “Elton, com minha mulher ao meu lado, não tenho medo, venço tudo”. Porreta!

Politizada (do jeito certo), com excelente papo, é sempre um prazer imenso sentar à mesa com Sônia Canto. Enquanto ela toma sua Coca-Cola, eu e Fernando bebemos cerveja. E a gente proseia sobre tudo, desde política, literatura, poesia, a bobagens legais. São momentos que viram recortes felizes na minha memória.

Aliás, a amiga que roda o calendário hoje sempre foi gentil comigo e me apoiou em vários momentos, como na organização do meu primeiro livro e sempre me deu moral nesse lance de ser escritor e jornalista. Sou muito grato a ela.

Com a Sônia, ainda em 2022. Querida amiga!

Em resumo, esse texto é um registro da minha admiração, respeito e amizade por Sônia. Ela é uma mulher e tanto. E nós, seus amigos, a amamos.

Sônia, queridona, é uma honra para mim ter a sua amizade e respeito. Sabes que é recíproco, pois és do coração do gordão aqui. Que teu novo ciclo seja ainda mais paid’égua. Que sigas com essa garra, sabedoria, coragem e talento. Que a Força esteja contigo. Saúde e sucesso sempre. Parabéns pelo teu dia. Feliz aniversário!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *