Biblioteca pública do Amapá reabre para leituras e consultas por agendamento

Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda – Foto: Maksuel Martins

Por Fabiana Figueiredo

A Biblioteca Pública Elcy Lacerda, localizada no Centro de Macapá, reabriu na última terça-feira (8) para receber o público externo. Os visitantes precisam agendar o dia que irão usufruir do espaço. Inicialmente, os empréstimos de livros não são permitidos.

O prédio estava fechado desde março, quando a pandemia de Covid-19 chegou no Amapá, com restrições para serviços não essenciais.

De acordo com o diretor José Pastana, regras foram definidas para que o usuário possa visitar o espaço com segurança.

“Nós elaboramos o nosso protocolo de atendimento público levando em consideração as orientações dos protocolos sanitários e decretos do Poder Executivo. Vamos retornar nossas atividades de forma gradual, atendendo o usuário das 8h às 12h, por agendamento”, informou.

O agendamento deve ser feito através do e-mail [email protected] ou na recepção da biblioteca. Só podem entrar pessoas com idades entre 12 e 60 anos.

Podem ser realizadas pesquisas nas salas “fundamental, médio e superior”, “amapaense”, “circulante”, “afro-indígena”, “infanto-juvenil”, e “obras raras e periódicos”.

Biblioteca Elcy Lacerda possui um acervo com mais de 60 mil livros — Foto: Rita Torrinha/G1

É obrigatório:

uso de máscaras;
limpeza das mãos com álcool em gel e aferimento de temperatura corporal;
levar garrafa de água de uso individual;
manter o distanciamento social de 2 metros;
uso de luvas e viseira facial (a critério do usuário);
álcool em gel de uso individual (a critério do usuário).
Será permitido o acesso de cerca de 100 pessoas no prédio, que significa 50% da capacidade. O empréstimo de livros deve retornar 60 dias após a reabertura, assim como a possibilidade de doações de livros usados. As outras atividades ainda não têm data para retornar. Tudo dependerá da situação epidemiológica e decisões do governo do Estado.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *