CEA Equatorial divulga investimentos em obras e serviços para 2023

Para o ano de 2023, a CEA Equatorial dará continuidade à agenda de investimentos que visam proporcionar a melhoria da prestação dos serviços ao cliente dos 16 municípios do estado do Amapá. Obras, melhorias e implantação dos canais digitais são algumas das novidades que virão nos primeiros meses do ano. Este conjunto de ações foram apresentadas à imprensa amapaense nesta segunda-feira, 16.

Em relação ao investimento em obras, a CEA Equatorial trabalha para a entrega de pelo menos 14 obras de melhoria e aumento de capacidade em subestações da capital e do interior do estado. Essas entregas devem ocorrer ainda no primeiro trimestre.

Região Metropolitana

Para a região metropolitana, estão previstas as entrega das subestações Santa Rita, Macapá ll, São José, Santana e Equatorial que passam por melhorias e aumento de capacidade.

A Subestação Macapá ll receberá um transformador de 26,6 MVA. Os trabalhos serão executados em três etapas, sendo a primeira entregue até o fim de janeiro. Os trabalhos nesta subestação são de melhoria e confiabilidade no sistema, levando maior segurança energética para cerca de 43 mil consumidores da zona norte de Macapá.

A subestação Equatorial, segunda maior subestação do estado, também receberá investimentos e serviços de melhora com a implantação de novos alimentadores e trocas de equipamentos como disjuntores e para-raios. Esta obra contemplará 40 mil clientes da zona sul da capital.

A subestação São José também é uma importante obra. Será a primeira nos padrões do Grupo Equatorial e vai proporcionou um aumento de 33% na distribuição de energia, beneficiando a zona sul, central e norte. Todos estes investimentos beneficiam mais de 300 mil clientes da região metropolitana.

Interior do estado

Para as obras do interior do estado, a CEA Equatorial está investindo também em trabalhos de melhoria e ampliação, conseguindo aumentar a qualidade no serviço oferecido para mais de 180 mil famílias através das subestações Porto Grande, Inajá, Tartarugalzinho, Cupixi, Serra do Navio, Calçoene, Laranjal do Jari, Amapá e Central.

A subestação de Inajá contemplará em torno de 3.800 consumidores dos municípios de Cutias, Itaubal e do distrito do Bailique. O investimento faz parte do conjunto de ações para a melhoria da prestação do serviço em cidades do interior.

A subestação Laranjal do Jari contemplará o maior número de moradores do interior do estado, cerca de 14 mil clientes, atendendo o próprio município de Laranjal e Vitória do Jari.

Nestas obras, foi investido mais de R$ 50 milhões. Todos os trabalhos nas subestações melhoram a distribuição de energia dos clientes atendidos pela CEA Equatorial que tem buscando pela qualidade da distribuição de energia elétrica no Amapá.

Outra obra muito aguardada é a construção da nova Linha de Distribuição de Serra do Navio, sistema com mais 50 anos de fundação e, por não receber investimentos de expansão, não comporta novas cargas. Serão construídos 116 quilômetros de linha que devem beneficiar cerca de sete mil habitantes em municípios como Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio.

O presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, reforça que a empresa está empenhada para que os trabalhos não parem e que seja entregue aos amapaenses uma energia elétrica de maior qualidade.

“Ainda não temos um serviço de excelência no estado do Amapá porque ainda temos muito a fazer, mas devemos reconhecer que o grupo já conseguiu avançar bastante nesse pouco mais de um ano de trabalho. O nosso objetivo é entregar um serviço de qualidade e que garanta um maior conforto para a população”, disse.

Clara e novos serviços no site

A assistente virtual, Clara, chega ao Amapá no mês de fevereiro e oferece vários serviços no ambiente digital, como consulta de débitos, cadastramento do programa de Tarifa Social (para clientes com número do NIS atualizado), abertura de chamados por falta de energia e a solicitação de religação de código de barras para o pagamento.

O atendimento da inteligência artificial ocorre por mensagem de texto via WhatsApp e ainda não reconhece áudio, fotos, vídeos e nem atende a chamadas telefônicas. A finalidade é facilitar a relação do consumidor.

Os clientes da CEA Equatorial terão acesso a novos serviços disponibilizados através do site da companhia. Consumidores titulares da conta de energia que possuem a partir de três faturas vencidas podem negociar dívidas, realizar o parcelamento da fatura e as parcelas virão nas próximas faturas, mensalmente. Serão ofertados também os serviços de desligamento de unidade consumidora, mudança de medidor e alteração de carga de energia.

Pagamento via PIX

Também no mês de fevereiro, os clientes da CEA Equatorial poderão pagar seus boletos através do PIX. Os consumidores podem usar o PIX Equatorial para pagar suas contas sem sair de casa, a qualquer hora do dia, nos sete dias da semana, inclusive feriados.

A iniciativa é uma forma de facilitar o dia a dia dos consumidores, que poderão pagar as suas contas de luz com o celular, em qualquer lugar e a qualquer momento, evitando deslocamentos e filas.

O pagamento poderá ser feito através de um QR Code disposto na frente da conta de energia – tanto na conta impressa, como na fatura por e-mail. O consumidor precisará entrar no aplicativo do banco, apontar a câmera do celular para o QR Code e realizar a transação, que será compensada em alguns minutos.

Tarifa Social

Para 2023 a CEA Equatorial tem como meta alcançar os 100 mil consumidores beneficiados pelo programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Em 2022, o grupo conseguiu ampliar os atendimentos e teve um salto de 18mil para 65 mil famílias em vulnerabilidade social, contempladas com o desconto na tarifa de energia.

No Estado, os consumidores cadastrados na TSEE ainda podem ter a conta 100% paga, se consumirem até 150 quilowatts. Esta medida é possível por meio da cooperação técnica entre a CEA Equatorial e o Governo do Estado.

Assessoria de Imprensa da CEA Grupo Equatorial Energia

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