Ciclo do Marabaixo continua hoje (21), na Favela – “Sábado do Mastro” rola no Barracão da Tia Gertrudes

Neste sábado (21), a partir das 17h30, no Barracão da Tia Gertrudes, rolará a continuidade do Ciclo do Marabaixo, em Macapá. A programação iniciou de manhã, com o corte dos troncos e às 17h30 sairá o Cortejo do Mastro, do Barracão da Tia Gertrudes. Às 18h, iniciará a Roda. A festividade terminará meia-noite!

Na Favela, o Ciclo do Marabaixo é uma herança deixada por Gertrudes Saturnino de Loureiro, que após a sua saída da frente da cidade, a pedido do governador da época, resolveu reconstruir sua história na Favela, onde criou seus filhos, filhas, netos e netas, deixando a eles e toda esta geração, o legado das festividades.

A neta de Gertrudes Saturnino, Valdinete Costa, marabaixeira, promesseira e festeira do ciclo do marabaixo, diz que “depois de dois anos sem a realização das atividades presenciais do ciclo do marabaixo, 2022 é um ano de reencontros e agradecimentos à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo pelas batalhas vencidas e de um recomeço para todos nós”

“Precisamos manter viva a tradição de nossos antepassados e preservar a memória de nossa gente que ajudou a construir nossa Macapá nos deixando a responsabilidade de darmos continuidade a este momento que une a nossa fé e a cultura” finalizou Valdi.

Serviço:

Roda de Marabaixo na Favela
Hora: 17h30
Local: Barracão da Tia Gertrudes, localizado na na Avenida Duque de Caxias, Nª 1203, no bairro Santa Rita.

Texto: Cláudio Rogério (adaptado por Elton Tavares).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *