Colégio de Procuradores do MP-AP dá posse à nova integrante, Ivana Cei

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amapá (CPJ/MP-AP) deu posse nesta quinta-feira (22), à nova procuradora de Justiça, Ivana Lúcia Franco Cei, em sessão pública solene realizada no formato híbrido, com transmissão pelo Canal do MP-AP no Youtube. A solenidade foi presidida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais, Nicolau Crispino, pelo fato da presidente do colegiado ser a empossanda, em cumprimento à Lei Complementar nº 079/2013.

Participaram virtualmente: o governador do Estado do Amapá, Antônio Waldez Góes; presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap), desembargador Rommel Araújo; desembargador do Tjap, João Guilherme Lages Mendes; prefeito de Macapá, Antônio Furlan; presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Amapá (Ampap), promotor de Justiça José Cantuária Barreto. Presencialmente, acompanharam a cerimônia o ouvidor do MP-AP e vice-presidente do Conselho Nacional de Ouvidores (CNOMP), Paulo Celso Ramos; o chefe de gabinete da PGJ, João Furlan; os promotores de Justiça Marcelo Moreira e Gláucia Crispino.

Após a secretária do CPJ, procuradora de Justiça Maricélia Assunção, fazer a leitura da Portaria e Termo de Posse, seguido do juramento, o presidente da sessão, Nicolau Crispino, declarou Ivana Cei empossada procuradora de Justiça. Atualmente exercendo o cargo de procuradora-geral de Justiça do Amapá, pelo quarto mandato, Ivana Cei foi promovida na carreira ministerial foi pelo critério de merecimento, por meio de votação unânime do Conselho Superior do MP-AP. Ela deixa a titularidade da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Conflitos Agrários.

Raimunda Clara Banha Picanço, a decana da instituição, em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, deu as boas-vindas à nova integrante. Falou da composição histórica pela primeira vez um colegiado composto por maioria de mulheres, relembrou a luta para o reconhecimento, ressaltando ser “um espaço conquistado por cada uma de nós com muito trabalho, muita sabedoria e comprovada competência”.

“Doutora Ivana, a senhora está conduzindo com maestria a nossa instituição neste período de grande turbulência em nosso país e nosso Estado, que além da pandemia enfrentou uma grave crise energética, sempre firme, mas com muita sensibilidade que, me desculpem os homens, só uma mulher consegue se adaptar tão rapidamente às diferentes situações, como às que estamos vivenciando. Seja bem-vinda, dra Ivana Lúcia Franco Cei, como a mais nova integrante do Colégio de Procuradores de Justiça. A sua trajetória na carreira fala por si só. Meus parabéns!”, manifestou Clara Banha.

O governador do Estado também parabenizou a procuradora de Justiça pela ascensão e promoção no Colégio de Procuradores do MP-AP, bem como por sua eleição para presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), que considera uma “demonstração inequívoca do seu trabalho, retidão, da sua competência, humildade e ao mesmo tempo da perseverança no cumprimento das missões constitucionais”.

“Quero lhe parabenizar e dizer que isto é reconhecimento à sua história de vida, que é um reconhecimento à história e ao trabalho do órgão ministerial no Estado, que se confunde em grande parte também com sua própria história, e é um reconhecimento ao Amapá que ganha ascensão nacional, com o MP demonstrando para dentro e para fora o seu cumprimento em defesa da sociedade. Comemoramos, aplaudimos e festejamos com a senhora este momento”, parabenizou Waldez Góes.

Em seu discurso de posse, Ivana Cei relembrou sua trajetória profissional como promotora de Justiça, com destaque para sua dedicação especial à área ambiental, citando servidores, procuradores e promotores de Justiça que fizeram parte e contribuíram nessa construção, bem como agradeceu aos procuradores-gerais Márcio Alves e Roberto Alvares, aos amigos e à família, especialmente ao marido Glauco Cei e ao filho Galliano Cei, presentes na cerimônia.

Agradeceu o trabalho e a solidariedade da administração superior, que considera crucial para o sucesso dessa nova empreitada e falou do momento atual, com a conquista nacional de ser “a terceira mulher e o primeiro procurador-geral de Justiça da Região Norte a ocupar a presidência do CNPG, no qual fazem parte todos os procuradores-gerais de Justiça dos Ministérios Públicos do Estados e União, com o objetivo de defender as prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público Brasileiro”. Disse que na realização dessa importante missão de relevância nacional e orgulho para o Amapá, espera novamente contar com a parceria e colaboração da CONAMP, por meio do presidente Manoel Murrieta, da AMPAP, com o presidente José Barreto, e da Bancada Federal.

“A todos vocês, meus agradecimentos! Não foi fácil chegar até aqui, mas o mosaico de minha vida é e sempre será sedimentado na dedicação aos meus valores, na busca do conhecimento, na devoção à minha família, meus amigos, a minha origem, Estado do Amapá, ao Ministério Público e à missão institucional, atuando com dinamismo e eficiência para a obtenção de resultados efetivos para a sociedade”, concluiu Ivana Cei.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *