Conheça os pontos turísticos que reúnem cultura, história e gastronomia do Amapá

Com o início do ano e férias escolares, o mês de janeiro é o momento em que muitas pessoas estão em casa e, para sair da rotina, buscam alternativas para entretenimento e lazer. Com todo esse cenário, o Governo do Amapá traz algumas opções que reúnem cultura, história e gastronomia para os amapaenses e turistas aproveitarem. Confira!

Veja alguns pontos, horários de funcionamento e atrações:


Fortaleza de São José de Macapá

A Fortaleza de São José de Macapá é um monumento histórico e o principal ponto turístico do Amapá. Símbolo da presença colonial portuguesa na Amazônia, foi construída no século XVIII para defender as terras do extremo norte do Brasil.

É considerada uma das maiores fortificações brasileiras da época colonial lusitana, foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 1950 e elevada à categoria de museu em 2007.

O monumento todos os anos recebe visitas de muitos amapaenses e turistas. Um destes visitantes é o empresário Emanoel Victor, que é de Fortaleza-CE e pela primeira vez está no Amapá.

“Estou gostando muito de tudo que vejo e essa Fortaleza é impressionante pela energia, arquitetura e tudo mais. O Amapá é um estado lindo e quero já penso em voltar”, disse.

Horário: A Fortaleza esta aberta para visitas de terça a domingo, de 9h às 17h.
Endereço: Rua. Cândido Mendes, Centro


Museu Joaquim Caetano da Silva

Quer conhecer mais sobre a história do Amapá? O Museu Joaquim Caetano da Silva é o local certo. Quem visitar o espaço vai encontrar um acervo com peças arqueológicas, documentos manuscritos e objetos que datam dos séculos XIX e XX, além de fotografias que registram o cotidiano dos governantes e do povo amapaense através dos tempos.

Recentemente revitalizado, o ambiente recebe visitantes diariamente, entre eles, a acadêmica de Letras Beatriz Nascimento que, pela primeira vez, esteve no museu.

“Tinha muita curiosidade de conhecer e, agora, acompanhando os ambientes, posso observar que temos uma parte da história nesse lugar. Recomendo como um excelente local para visitarmos neste período de férias”, destacou.

Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.
Endereço: Av. Mário Cruz, 0376 – Centro

Casa do Artesão

O ambiente reúne artesanato amapaense para comercialização, onde é possível encontrar peças em madeiras, cerâmica, sementes, cipó, bebidas artesanais, bombons com sabores de frutas regionais e manualidades.

Horário: O funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 19h, sábados 9h às 19h30 e domingo das 13h às 20h30.
Endereço: Rua. Francisco Azarias da Silva Coelho Neto, Centro.

Espaço Sabores do Amapá

O local apresenta uma grande praça de alimentação, com 30 restaurantes que ofertam aos visitantes comidas típicas, água de coco e delícias variadas como tapioca, açaí e sobremesas. Tudo isso na orla de Macapá, de frente para o Rio Amazonas.

Funcionamento: Segunda à domingo
Endereço: Rua. Francisco Azarias da Silva Coelho Neto, Centro.


Museu Sacaca

É um espaço que apresenta uma Exposição a Céu Aberto e que mantém as histórias vivas das comunidades ribeirinhas e do povo indígena do Amapá, com atrações como passeio no barco regatão. O museu tem por objetivo promover ações museológicas de pesquisa, de preservação e de comunicação do patrimônio cultural.

horário: 9h às 17h, de terça a domingo
Endereço: Av. Feliciano Coelho, 1509, bairro do Trem


Monumento Marco Zero

O Marco Zero do Equador, é um dos pontos turísticos do estado, que tem como atração a divisão dos hemisférios norte e sul. Todos os anos, o local é palco dos equinócios das Águas (em março) e da Primavera (em setembro), que marcam as trocas das estações – nesse momento, o dia fica com a mesma duração da noite. O espaço apresenta, ainda, uma extensão da Casa do Artesão, que comercializa diversos produtos regionais.

Horário: segundo a sábado, das 8 às 18h e aos domingos de 10h às 16h.
Endereço: Rodovia Josmar Chaves Pinto, Jardim Marco Zero.

Serviço:

Texto: Weverton Façanha
Fotos: Maksuel Martins / José Baía
Assessoria de comunicação do Governo do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *