Conscientizar a população, arrecadar recursos e auxiliar crianças em tratamento: MP-AP é co-realizador 5ª Corrida Contra o Câncer

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) foi co-realizador da 5ª Corrida Contra o Câncer, realizada no domingo (20), em Macapá. A ação, realizada pela Organização Não-Governamental (ONG) Carlos Daniel visa arrecadar recursos que serão destinados ao auxílio e assistência no tratamento de crianças vítimas da doença, além da procurar conscientizar a sociedade sobre a prevenção por meio de exames e do esporte.

A edição voltou a ser realizada após dois anos, em decorrência da pandemia da Covid-19. Outro parceiro da iniciativa foi a emissora de Rádio e TV Rede Amazônica, Prefeitura de Macapá (PMM), Polícia Militar do Amapá (PM/AP) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e PMM prestaram assistência durante a prova. A segurança do evento foi feita pela PM/AP e Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio do Gabinete Militar do MP-AP.

A prova ocorreu às 6h da manhã. O percurso dos atletas iniciou no Complexo do Araxá, seguiu até Fortaleza de São José de Macapá e retornou ao ponto de largada, somando o total de 5 km. Ao todo, mil corredores participaram e destes, 10 cadeirantes, sendo seis homens e quatro mulheres; e cinco pessoas com deficiência visual. Os inscritos receberam kit com camiseta numerada e chip de acompanhamento via satélite.

A ONG Carlos Daniel ajuda crianças e adolescentes na luta contra o câncer, em Macapá e em outros estados. Visa estimular ações solidárias para a construção de uma sociedade melhor, menos desigual e mais justa. Uma das iniciativas da instituição é a Corrida Contra o Câncer, que tem o apoio do MP-AP, das instituições públicas e particulares e da sociedade.

“É um evento para promover a vida, a saúde e alertar toda a sociedade da importância do diagnóstico precoce para prevenção do câncer. Gratidão a todos aqueles que abraçam a luta contra a doença e também ao Ministério Público, por meio da procuradora-geral, Dra. Ivana Cei, nossa parceira pelo segundo ano consecutivo”, ressaltou o presidente da ONG, Agenilson Silva.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, acompanhada do chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Ministério Público, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, participaram do evento e fizeram a entrega das premiações, juntamente com o diretor da Rede Amazônica, Eduardo Fiori. Também presentes os promotores de Justiça Manuel Felipe Menezes, Flávio Cavalcante e Fábia Regina Martins, além de dezenas de servidores do órgão ministerial.

O chefe de Gabinete destacou o empenho da administração em abraçar a causa. “O combate ao câncer no estado do Amapá é de suma importância para o Ministério Público. Parabenizo todos os envolvidos na realização. E temos orgulho do MP-AP ser co-realizador da corrida”, comentou Paulo Celso Ramos.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, destacou que é necessário haver engajamento das instituições e da sociedade em causas a favor da vida, como, por exemplo, a 5ª Corrida Contra o Câncer.

“Estamos muito felizes. O Ministério Público está sempre presente nessas causas importantes. A luta contra o câncer é essencial e precisa de engajamento. A importância dessa corrida é a interação das instituições. Isso demonstra que precisamos que a população se una para o bem de todos. Precisamos sempre apoiar essas iniciativas. Onde houver luta contra a injustiça; a favor da saúde e da qualidade de vida, o Ministério Público estará presente”, manifestou.

Vencedores da 5ª Corrida Contra o Câncer por categoria:

Cadeirantes masculino:

1. Aristeu Ferreira dos Santos
2. Kleverton Barbosa Pantoja
3. Elton Monteiro de Souza

Cadeirantes feminina:

1. Erilene Gomes Paiva
2. Irene dos Santos Gomes

Deficientes visuais masculino:

1. Gilson Machado Silva
2. Cleison Afonso Silva Almeida
3. Alessandro Brito de Souza Figueiredo

Deficientes visuais feminino:

1. Edinelza Brito de Amorim

Classificação Geral masculino:

1. Pedro Furtado de Nis
2. Denis da Silva Sobral
3. Aldair da Silva do Nascimento
4. Jhonata Gandara
5. Willian Franck das Neves

Classificação Geral feminino:

1. Rosilda Pereira Brito
2. Cleidiane Gama Pereira
3. Mayara Maciel da Silva
4. Deise Rodrigues Soares
5. Keila da Silva da Silva

Veja todas as fotos aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Vu9-6ikjlK9BDRnFyp8Kk1yPTK7i4ZM7

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Elton Tavares
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *