Conselho Superior do MP-AP empossa promotores de Justiça, por remoção e promoção, e efetiva titularidade nas novas Promotorias Criminais

Em sessão virtual na manhã desta segunda-feira (9), com transmissão ao vivo pelo Canal do MP-AP no Youtube, o Conselho Superior do Ministério Público do Amapá (CSMP) deu posse a promotores de Justiça, por remoção e promoção, e efetivou os membros das Promotorias de Justiça de Investigações Cíveis, Criminais e de Segurança Pública (PICC-SP) na titularidade das recém criadas Promotorias de Justiça com atuação nas áreas criminais e de defesa da mulher. A transformação das PICCs com absorção das atribuições pelas Promotorias de Justiça Criminais, bem como a criação de duas novas unidades especializadas, uma para a Infância e Juventude e outra para a Defesa da Mulher, foram aprovadas pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AP, em reunião realizada no dia 17 de junho de 2021.

A posse foi conduzida pela presidente do Colegiado, procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, secretariada pelo promotor de Justiça Vinicius Carvalho, com participação do corregedor-geral do MP-AP, Jair Quintas, e dos conselheiros, procuradores de Justiça Nicolau Crispino, Joel Chagas e Maricélia Assunção.  Participaram ainda, a procuradora de Justiça Judith Teles, como membro do Colégio de Procuradores de Justiça, o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, João Furlan, e o secretário-geral do MP-AP, Alexandre Monteiro.

A presidente deu posse ao promotor de Justiça Marco Antônio Vicente na 10ª Promotoria de Justiça Criminal de Macapá, com atribuições na 1ª Vara Criminal de Macapá; enquanto que a promotora de Justiça Lindalva Gomes Jardina foi empossada como titular da 9ª Promotoria de Justiça Criminal de Macapá, com atribuição na 4ª Vara Criminal. A promotora Andréa Guedes de Medeiros Amanajás assumiu a titularidade da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá, permanecendo nas coordenações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-AP) e do Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Amapá (NIMP).

Com base nas deliberações da 357ª Reunião do CSMP, a 5ª Reunião Ordinária de 2021, foi dada posse ao promotor de Justiça Iaci Pelaes dos Reis, para ocupar a titularidade da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Macapá, removido pelo critério de merecimento, das funções na 1ª PICC-SP, que pela proposição aprovada no Colégio de Procuradores de Justiça foi transformada na 4ª Promotoria de Infância e Juventude de Macapá.

Em seguida, o Conselho empossou a promotora de Justiça Christie Damasceno Girão, promovida para entrância final, pelo critério de antiguidade, para ocupar a titularidade da 7ª Promotoria de Justiça Criminal de Macapá, deixando a Promotoria de Calçoene. Tomaram posse também a promotora de Justiça Thaysa Assum de Moraes, para ocupar a titularidade da Promotoria de Justiça de Tartarugalzinho, removida pelo critério de antiguidade, da Promotoria de Pedra Branca do Amapari; e, finalizando, foi removido por merecimento, na entrância inicial, o promotor de Justiça Eduardo Kelson Fernandes de Pinho, que deixa a 1ª Promotoria de Oiapoque para ocupar a titularidade da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Laranjal do Jari.

Os conselheiros discorreram sobre as qualidades dos empossados e destacaram sobre o quanto é importante para o crescimento profissional essa mudança e movimentação na carreira, e desejaram sucesso na nova missão institucional.

Todos os empossados foram unânimes em agradecer ao apoio da administração superior da instituição e manifestaram entusiasmo com a mudança, reafirmando o compromisso de dedicação na atuação em favor da sociedade.

A PGJ agradeceu ao empenho de todos, em especial ao Conselho Superior que mesmo na adversidade advinda da pandemia continuou trabalhando e viabilizando as mudanças indispensáveis para manter o desempenho da instituição no atendimento à sociedade.

“Essa movimentação na carreira é necessária para que haja sempre renovação. Somos pequenos em tamanho, comparado aos outros MPs, mas nosso valor é reconhecido nacionalmente porque somos focados na qualidade do trabalho, tanto membros quanto servidores, sempre atuando com foco no cidadão”, afirmou Ivana Cei, parabenizando e desejando sucesso aos empossados.

Os promotores de Justiça Fábia Nilci, Fábia Regina Martins, Rodrigo Assis e Samile Alcolumbre acompanharam, ao vivo, a transmissão pelo Canal do MP-AP no Youtube, e deixaram mensagens de boa sorte aos colegas, bem como familiares e amigos puderam acompanhar e também deixar suas manifestações.

A sessão virtual da Posse e Reunião Extraordinária do CSMP completa está disponível acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=XEs86UPoe60

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *