Covid-19: Prefeitura de Macapá segue atendimento psicológico na Central de Apoio Emocional

A Central de Apoio Emocional, formada pela Prefeitura de Macapá, atendeu 43 pessoas desde o início da pandemia do Coronavírus. O canal segue com atendimentos de escuta psicológica por telefone para pessoas que precisam lidar com o cenário atual da pandemia e o isolamento domiciliar na capital amapaense. A ferramenta atua desde março em Macapá.

Durante esse tempo, foram atendidos homens e mulheres, de diferentes idades, com anseios que giram em torno da ansiedade, sensações de pânico e medo, e tensões psicológicas devido ao isolamento domiciliar. A proposta da central é ouvir e orientar a população sobre o cuidado com o excesso de informações ruins, os níveis de estresse com a rotina em casa, ansiedade, medo da doença e como isso pode desencadear comportamentos diversos e não muito saudáveis.

“Sabemos que o que podemos fazer de melhor nessa pandemia é ficar em casa, se cuidando e cuidando dos nossos próximos. Mas nem sempre a ansiedade permite ficar em casa e ficar bem. Então, orientamos as pessoas começarem a fazer uma coisa nova, prazerosa, e estabelecer uma nova rotina”, afirma o psicólogo Jean Roger.

A Central de Apoio Emocional é gerenciada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O atendimento continua de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelos números telefônicos: (96) 98813–9006 e (96) 98813-9007. Os psicólogos retornarão à ligação caso ela cair ou a pessoa ligar a cobrar.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação

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